PEIXES DE COURO - UMA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA


A famosa lista de animais imundos da bíblia, discrimina os peixes de escamas e os de couro, sendo que esta última seria imprópria para o consumo humano.

Em uma época em que a poluição dos mares e rios não existia, em que os esgotos não contaminavam as águas pluviais e marítimas, o que poderia haver nos peixes de couro, para ser imposta a restrição alimentar?

O que é imundo no contexto bíblico?

Esse termo se refere aos animais que são reservatórios naturais de microorganismos patogênicos ou às pessoas com doenças infecciosas que poderiam disseminar moléstias.

Há várias situações em que o termo ´imundo´é determinado a pessoas, objetos ou animais; todos eles com objetivo de evitar a contaminação por microorganismos, ou desenvolver estados infecciosos.

A Flora Microbiana dos Peixes
Cada ser vivo possui microorganismos em diferentes compartimentos biológicos do corpo; são bactérias, parasitas, fungos e vírus que convivem e muitos auxiliam na digestão e absorção dos alimentos (intestino), proteção e digestão (nasofaringe e boca), limpeza e controle de outros microorganismos (pele e cavidades).

Os peixes possuem em sua ´flora´ esta população de microorganismos, e convivem em um mutualismo, onde não há infecções ou doenças. Mas os microorganismos diferem de espécie para espécie, e de gênero para gênero. Os microorganismos comuns aos peixes não são comuns aos humanos.

Em águas frias, os microorganismos dominantes nos peixes são os psicrófilos como as pseudomonas, alteromonas, moraxella, acinetobacter, flavobacterium e vibrio. Em águas quentes, floras gram-positivas mesófilas, tais como Micrococcus e Bacilus. A maioria dessas bactérias é patogênica ao homem, em seu intestino.

As complicações não acontecem com freqüência porque a ingestão do numero de bactérias não é o bastante para causar infecções; mas em peixes que não são processados devidamente, é que ocorrem as complicações intestinais, tóxicas e alérgicas. Na ingestão destes microorganismos e sua toxinas, são provocados pequenos estados inflamatórios, sub-clínicos, ou pequenos estados alérgicos, que nosso organismo debela, mas que vão estressando o organismo.

Vetores para as Infecções Bacterianas e Virais
Infecções intestinais por bactérias como Salmonella, Shigella, Vibrião da Cólera e outras bactérias entero-patogênicas alcançaram o homem através dos peixes; mas hoje são infecções reincidentes e dimensionadas pela contaminação da água e dos peixes a partir das fezes humanas em esgotos despejados nos rios e mares.

Há ainda as gastroenterites virais que são a causa principal de morbidade e mortalidade em todo os países em desenvolvimento, especialmente em crianças. Mesmo nos EUA 3,5 milhões de episódios anuais da doença e aproximadamente 35% das hospitalizações são por gastroenterite. Rotavírus, adenovírus entéricos, calicivírus, astrovírus , coronavírus estão entre os responsáveis pela diarréia. Os vírus Norwalk e norwalk-símile produzem náusea, vômito e diarréia mais comumente em adultos.

Estatísticas publicadas pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) constatam que as infecções bacterianas constituem a maioria das doenças transmissíveis pelo pescado.

Os Hábitos dos Peixes de Couro
Os peixes de couro são espécies carnívoras e rapinantes. Seus hábitos são em se alimentar de restos de peixes mortos e do dejeto orgânico do fundo de rios e mares. A sua flora de microorganismos é bem mais rica para poder auxiliar na digestão e limpeza do organismo de toxinas das carcaças em putrefação.

Muitas bactérias destes peixes fabricam substâncias que neutralizam os venenos e toxinas das carcaças podres e dos pântanos e brejos que costumam se alimentar.

Com o agravante da poluição e contaminação dos esgotos, esse tipo de peixe se torna mais impróprio ainda pois sua dieta alimentar pode ser de dejetos e lixo orgânico tóxico e contaminado.

Alérgenos para o Organismo Humano
Muitos dejetos e lixo orgânico que os peixes de couro se alimentam além de contaminantes, são tóxicos e alérgenos. A alergia é uma reação do sistema imunitário, que identifica substâncias estranhas ao corpo (alérgenos) e tenta elimina-los através das células de defesa como os macrófagos, mastócitos e basófilos.

Estas duas últimas células liberam na corrente sanguínea fatores quimiotásticos para neutralizarem as toxinas e os alérgenos, e daí surgem os sintomas como: inchaço dos lábios, cãibras no estômago, vômitos e diarréia, sensação de fervor, urticária ou eczemas, coriza e outros problemas respiratórios. Uma reação mais séria, mais rara, é o choque anafilático, que acarreta perigo de vida e requer atenção médica imediata.

O Instituto Internacional das Ciências da Vida (ILSI - International Life Sciences Institute) classificou numa lista de uma proposta do CODEX os alérgenos alimentares já reconhecidos e os dividiu em 3 categorias: críticos, importantes e inferiores. Entre os alérgenos críticos e importantes estão 4 classes de alimentos de origem animal, incluindo os peixes e frutos do mar (camarões, mariscos etc).

Deterioração do Pescado
“Logo após a morte do pescado, iniciam-se os processos de deterioração. O pescado é um dos alimentos mais perecíveis, devido a seu elevado conteúdo da metabólitos de baixo peso molecular, assim como de aminoácidos livres que são facilmente disponíveis para nutrição bacteriana”.

Peixes que são apanhados durante a noite, se não forem estocados em compartimentos com gelo imediatamente, chegam em condições impróprias para consumo durante o dia. A maioria das pescas são artesanais, não possuindo gelo para estocagem dos peixes; o pescado só é acondicionado devidamente depois de chegarem nos portos, facilitando o estado de deterioração e contaminação.

Desta forma as bactérias que estavam no corpo do peixe se multiplicam e passam a contaminar o pescado, transferindo toxinas e um número maior de microorganismos.

Conclusão
Devido aos seus hábitos alimentares, em vasculhar o fundo dos rios, lagoas, pântanos e mares, o pescado de couro participa de uma flora de microorganismos, toxinas e alérgenos que poderão desencadear infecções e estados alérgicos no homem.

Com a agravante da poluição e contaminação do habitat dos peixes, o risco de doenças infecciosas, contaminação por metais pesados e estados alérgicos é muito mais perigoso em nossos dias.

A fácil deterioração do pescado e proliferação dos microorganismos nas carcaças dos peixes, são fatores inalteráveis e agravam a situação; fiscalização, transporte e acondicionamento inapropriados somam-se para a má qualidade do alimento.

164 comentários:

Anônimo disse...

Nossa a pouco tempo descobri esse site e adorei os conteudos, são muito bem explicados. parabens
há gostaria de saber algo sobre a necessidade do organismo de descanço se puder publicar eu agradeço...

Carol disse...

Olá irmão Ivair, Feliz Sábado. Gostei muito do conteúdo do Blog, como é bom ver irmãos que sabem utilizar o conhecimento adquirido e transmitir com sabedoria. Sou vegetariana há 8 anos, ainda há muito para completar minha reforma de saúde, porém descobri que estou com anemia e minha médica me recomendou a comer temporariamente peixes,sempre substituí corretamente, mas a correria de trabalho e faculdade estava ficando períodos longos sem me alimentar. Gostaria que nos esclarecesse se salmão, cação, atum são peixes de couro ou de escama, todos que perguto não afirmam com convicção nenhuma coisa nem outra. Agradeço

Pastor Rinaldo disse...

Prezado irmão, pratico essa dieta (levítico 11). Todavia, creio não ser ela uma Lei de saúde. Veja dados das zoonoses: Bovino 23 doenças (limpo), Suino 12 doenças (imundo), Galináceos 9 doenças (limpo), Jumbiformes 3 doenças (limpo) e Eqüinos 2 doenças (imundo). Os termos "limpo" e "imundo" não selos sanitários como o senhor afirma em seu comentário. Ademais: Que criterio Deu susou para rotular o boi "limpo" (23 doenças) e o eqüino "imundo" (duas doenças)?. Ou não vizava Deus a saúde com essa norma dietética ou não sabia das doenças advindas do bovino. Eis DILEMA para ótica sáude!
Em Cristo,
Pr Rinaldo.

Anônimo disse...

PEIXES COM ESCAMAS E SEM ESCAMAS

(Nomenclatura usada em São Paulo)

PEIXES COM ESCAMAS DE ÁGUA SALGADA

ABROTEA
ANCHOVA
ARENQUE (HERRING)
ATUM
BACALHAU
BADEJO
BARBADO
BETARA
BONITO
CAMBUCU
CASTANHA
CAVALA
CAVALINHA
CHERNE
CORVINA
GAROUPA
GORDINHO
LINGUADO
MANDI
MANJUBA
MERLUZA
MERO
NAMORADO
OLHETE
PARGO
PESCADA: Amarela, Branca, Inglesa, Do Sul, Maria Mole, Tortinha
ROBALO
SALMÃO
SALMONETE
SARDINHA INTEIRA FRESCA.
SOROROCA
TAÍNHA

PEIXES COM ESCAMAS DE ÁGUA DOCE

CARÁ
CARPA
CORIMBATÁ
DOURADO
LAMBARI
MANJUBA
PIAU
TILÁPIA
TRAÍRA
TRUTA

PEIXES SEM ESCAMAS DE ÁGUA DOCE:

BAGRE
BOTO
PINTADO (CONHECIDO, TAMBÉM, COMO SURUBIM OU SURUBIM-PINTADO)

PEIXES SEM ESCAMAS DE ÁGUA SALGADA:

ANJO
ARRAIA
BAGRE
BALEIA
CAÇÃO
CAÇONETE
ESPADA
GOLFINHO
MORÉIA
MACHOTE
PEIXE-PORCO
PEIXE-SERRA
TUBARÃO
VIOLA
VONGOLE


É muito importante saber quais peixes têm escamas e quais não têm escamas, pois está escrito na Bíblia, em Levítico 11:9-12 que Deus ordenou que, dentre todos os animais aquáticos, nós somente comamos aqueles que têm barbatanas e escamas, que são os peixes com escamas, de modo que, dentre os animais aquáticos, nós só podemos comer os peixes com escamas, e não podemos comer os peixes sem escamas, nem os demais animais aquáticos, como, por exemplo, siri, caranguejo, camarão, lagosta, lula, polvo, mexilhões e ostras.

gtrfedw disse...

Merluza é peixe de couro ou de escamas?

Anônimo disse...

Querido irmão,
Se você quer parar de comer alguma coisa por razões de saúde ou lazer, você está dentro de seus direitos. Mas não use a Bíblia como um motivo ou desculpa para fazê-lo. O próprio Jesus disse que nada do que o homem come o torna impuro, mas suas ações são aqueles que fazem imundo (Mt 15,19-20).

Anônimo disse...

Meu querido Anônimo, saudo a vc com a paz de Cristo!E gostaria de dizer que existe vários princípios na bíblia, e um deles é a sua interpretação, onde para chegarmos a uma conclusão de determinado assunto da Palavra de Deus, precisamos analisar o texto dentro do contexto.O texto o qual o irmão se referiu, Jesus estava sendo criticado pelos fariseus com relação ao incidente de que os dicípulos poderiam se contaminar com o fato de o não lavar as mãos!Ali Jesus não estava se referindo a não importância da Lei de Saúde, mas mostrando aos ''mestres'' da época a diferença entre Princípios e Tradições. Leia o texto todo e vera que não foi abordado sobre assunto de alimentação limpa ou imunda.

Unknown disse...

Legal a explicação que mostra a diferença entre os peixes de escamas e de couro... muito boa mesmo. Mas quanto à bíblia, acho que realmente nesse caso não caberia, pois em Atos 10:10-16 o Senhor mostra que não devemos chamar de imundo o que Deus purificou (Pedro estava com fome mas numa visão rejeitava comer alguns animais chamados "imundos"), o que demonstra claramente que podemos comer tais animais. Creio que Jesus trouxe um novo entendimento do antigo testamento para nossas vidas. Um abraço e, parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

Prezada Marina, no relato sobre a fome e Pedro eu entendo que o ensinamento foi que não devemos discriminar pessoas pelas suas origens, religião etc.
Pedro parece ter entendido a idéia e foi pregar ao romano (imundo).
Abraços. Hans

Anônimo disse...

salmão e atum possuem escamas ou couro?

Unknown disse...

Gostaria de deixar registrado aqui que cavala é de couro, mas eu tenho dúvidas em relação ao atum e à merluza. Sou Adventista e este assunto é muito importante para mim. Parabéns pelo artigo.

Luciane disse...

A truta é um peixe de couro ou de escamas?

Anônimo disse...

Esse texto é muito bom... Mas vale lembrar a todos que, em algumas religiões assim como os adventistas seguem as leis de Moises... Eu por exemplo sigo as leis de Cristo... Quando Deus mandou que Moises escrevesse os 10 mandamentos por exemplo as instituiu para aquele povo, naquela epóca... Quando Deus mandou seu filho - Jesus - ao mundo, mandou pra que ele ajeitasse, se que que se pode dizer assim, as leis... Tudo o que já foi dito nos comentários anteriores tem seu valor, assim como foi dito tem que sempre se analizar texto e contexto...
Mais o que se deve levar em conta é que não nos interessa esse tipo de discução, afinal não devemos julgar para não ser julgados... Eu sigo o que acredito pelo que li, analisei e estudei da Bíblia...
Assim como o apóstolo Paulo disse em I Coríntios 11.28-32:
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo."
Assim como diz esse últmo versiculo citado, quando formos julgados, seremos repreendidos pelo Senhor!!!

Milena Gualberto disse...

O DEus que servimos é o mesmo de ontem,hoje e será eternamente,Deus é bondoso e misericordioso a tal ponto de "avisar" à seus filhos para tais alimentos imundos que não devemos comer,quem toma por exemplo a JESUS terá vida abumdante,porém aquele que não obedeçe aos seu ensinamentos,sofrerá...quem sabe a uma doença...dos proprios alimentos imundos que comem hoje...jesus é o médico dos medico quem pode curar se não ele...sou adventista do 7°dia e recomendo este habito de se alimentar de leviticos é para quem quer ter vida longa e saudavél...Milena Gualberto.

Anônimo disse...

Olá, Parabéns pelo fantastica forma de abordar as Leis Biblicas de saude, para felicidade e bem-estar do ser-humano! Eu acredito que Deus deixou todas as leis do velho testamento para toda a vida pois o nosso Deus é único e não volta atras daquilo que fala. Acho estranho acreditarem que só porque os dez mandamentos foram entregues a Moises, somente ele e o seu povo devem segui-lo, mais dentro desses dez mandamentos existe um observado desde a criação do mundo, quando ainda existiam apenas Adão e Eva (Genesis 2:1-3). Deus não criou o homem nem os animais para serem carnivoros, vemos isso em Genesis 1:29,30 que Deus nos deu para alimentação toda erva verde e que apos o pecado entrou a morte no mundo de homens e animais e houve uma significativa mundança na natureza, inclusive a permissão de Deus no tocante ao consumo de carnes e ainda assim as carnes escolhidas por Ele.

Anônimo disse...

Adventistas nem são considerados cristãos, são uma ceita...
Na Bíblia diz que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convem, para aquelas que não me convem prestarei conta disso a Deus... Somente a Ele...
Eu sigo a Cristo e tão somente a Ele... Minha vida é baseada na Bíblia e na minha vida com Ele...
Mas não sou regida por leis,pois sou salvo pela graça mediante a fé...
Esse texto é muito bom pra quem quer uma desculpa pra seguir leis que foram revogadas por Jesus (filho de Deus), essas pessoas que tem esse seguimento deveria se preocupar mais com sua vida com Cristo... Porque deixar de comer alguns tipos de carnes (porco, peixe de couro e afins...), não vai levá-lo para o céu...
Cuidem de sua saúde, mas não esqueçam de cuidar da sua saúde espiritual...

Anônimo disse...

Acho que vocês deveria ler mais a Bíblia... Em Marcos 7 versículos de 1 a 23 tem um texto para enterder melhor...
No versículo 1 diz: "Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem." Quer dizer então que as palavras do filho de Deus não tem valor???
Antes de qualquer coisa, leiam a Bíblia, não somente textos que vc querem, mas todos os textos, leia a Bíblia inteira...
Leiam em especial esse texto de Marcos...

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Anônimo disse...

Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas.

Yane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yane disse...

Olá anônimo,
Sobre o "Quando Deus mandou que Moises escrevesse os 10 mandamentos por exemplo as instituiu para aquele povo, naquela epóca..." Deus não mandou, Ele mesmo escreveu com Seu próprio dedo ver em Êxodo 31: 18 "Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." E quanto a "Quando Deus mandou seu filho - Jesus - ao mundo, mandou pra que ele ajeitasse, se é que se pode dizer assim, as leis..." o próprio Jesus afirma em Mateus 5: 17 " Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir." Seria de grande valia se estes textos fossem lidos em seu contexto para evitar confusões. Devemos verdadeiramente LER as Escrituras, examiná-las e por em prática. Oremos uns pelos outros e leiamos a Bíblia à luz do Espírito Santo de Deus!
Dues esteja com todos nós!

Anônimo disse...

Na verdade qualquer coisa que se coloque aqui será inútil... Porque, quem segue essas princípios nunca aceitará outra opinião, esteja ela na Bíblia ou não... Que aqueles que seguem simplesmente a Cristo, não a "leis", também não aceitará outra outra opinião, prinicpalmente esse princípios bitolados... Eu só acho que é ridiculo os adventitas ficarem achando que são melhores que os outros, pelo que comem ou não, pelo sábado que guardam ou não...
Deixam de comer alguns tipos de comida, mas não deixam de falar mal dos outros, nem de xingar, então do que adianta não comer comidas "impuras"? Quanto a guarda o sábado não convem disse aqui nesse texto já que este texto só se refere a comida...
Ahhh lembrando ao anonimo que falou "Se o que entra não contamina, então ta liberado comer fezes. defunto podre, formol, detergente.etc.
A falta de conhecimento faz as pessoas falarem coisas absurdas."
Na Bíblia diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém, todas as coisas me são lícitas mas não me deixarei dominar por nenhuma delas... É muito diferente comer coco do que comer uma carne de porco por exemplo...

Unknown disse...

Olá Pr Ivair,

Agradeço mais uma vez por este conteúdo tão interessante. Parabéns! Acredito que nem o senhor imaginava que este assunto seria tão polêmico quanto vejo nos comentários acima do meu.

Não devemos esquecer que Deus é misericordioso e sabe que cada vive na sua fé de acordo com a Luz que lhe é concedida, então não devemos julgar nenhum irmão, isso cabe a Deus e não podemos tomar o lugar de Deus.

Quero fazer apenas uma observação na frase quando o senhor diz: "A famosa lista de animais imundos da bíblia, discrimina animais de uma mesma espécie, os peixes de escamas e os de couro". Segundo o conceito de "espécie" biológica peixes de couro e de escama TODOS fazem parte do Filo Chordata, mas são espécies distintas.

Que o Senhor Deus continue lhe iluminando Pastor, Graça e Paz!

Anônimo disse...

Ola'..Lendo os comenta'rios pude observar uma total falta de informaçao das pessoas que condenam a religiao Adventista. A igreja adventista segue a palavra de Deus em todos os sentidos. Nao é uma seita. Se seguir a Jesus é uma seita, entao com certeza somos uma seita. Os adventistas nao sao melhores que ninguem, simplesmente querem seguir um ensinamento de salvaçao. Comer ou nao comer os alimentos que Deus nos permitiu realmente nao leva ninguem a salvaçao, ate pq a Biblia nao diz que os adventistas serao salvos. O sabato nao salva ninguem, mas por causa do sabado a pessoa pode perder a salvaçao, entao procure conhecer a palavra como ela é , isto é: faca de dois gumes (Velho e novo testamento), precisamos nos preparar e entender os planos de Deus e obedecer os seus mandamentos. Deus nao aboliu as leis. Ele disse: Mateus:05/17 e 18. Nao cuideis que vim destruir as leis ou os profetas. Porque em verdade vos digo que, até que os ceus e a terra passem, nem um jota ou um til se omitira' da lei, sem que tudo seja cumprido. Se fosse abolida os apostolos nao guardavam o sabado. Ninguem é melhor do que ninguem, assim como tem muitos fora da igreja que tem mais comunhao e fé em Deus, assim é o mesmo para aqueles que estao dentro e dizem que seguem, mas na realidade estao afastado de coraçao. A salvaçao na realidade nao é amanha quando Jesus voltar, ela é individual, mas é hj, entao a preparaçao è muito importante, pq amanha nao sabemos se vamos amanhecer ou anoitecer. Estudem o apocalipse antes de julgarem qualquer informaçao. Peçam a Deus sabedoria p entender os seus ensinamentos. Esse Blog adverte sobre os alimetnos puros e impuros, nao é um blog para conversao de pessoas. Aqueles que nao concordam, nao precisa agredir ao pastor ou as pessoas que tem opinioes contrarias,é so respeitar-las como as suas serao respeitadas. Somos livres para seguirmos aquilo que queremos e achamos melhor. Deus nos deu liberdade de escolha.Todos somos filhos de Deus, mas nem todos entrarao no reino dos ceus. Um abraço!!! Claudia.

Rogéria disse...

Parabéns pela informação!!!
Ps:Parabéns tb a amiga Claudia pelo seu comentário para pessoas desinformadas sobre nossa RELIGIÃO.
E continuemos perseverantes no que acreditamos e guardamos, pois "o que for perseverante até o fim ESTE será salvo"

Anônimo disse...

Desde criança em Minas Gerais,+60 anos,me lembro que só consumíamos peixes com escamas, pois os peixes de couro são gordurosos e teem o sabor desagradável justamente por fazerem a faxina nos rios; aliás seu habitat é,justamente,na área de lodo do rio.
Conhecimento herdado dos cristãos novos ?

Anônimo disse...

ola,paz!!
O povo fala muito que Jesus mudou a lei ou que foi abolida...NAO SOU ADVENTISTA,mas sou de outra denominaçao,mais uma coisa eu devo falar,eles nao estao errados!
Muita gente usa as palavras de paulo para "liberar geral",mais nao è isso que ele quer dizer...examinem a seguir:

Em romanos 5:12 em diante- diz que por causa de somente um homem ter pecado,tornou-se todos pecadores,mas tb diz que por causa de 1 homem(Jesus),ter vindo,nao ter tido pecado(pois tentaram acusa-lo dentro da propria Lei de Deus,e nao acharam pecado nenhum),mas pela graça e o dom de Deus de 1 sò homem,poderemos ter a vida eterna.

ele tambem diz: Permanecemos no pecado,para que a graça seja mais abundante? Resposta:De modo nenhum!(romanos 6)
E dai?havemos de pecar porque nao estamos debaixo da lei e sim da graça?De modo nenhum!
Nao sabeis que aquele a quem vos ofereceis como servos para a obediencia,desse mesmo a quem obedeceis sois servos,seja do pecado para a morte ou da obediencia para a justiça?(romanos 6:15...)

Que diremos pois è a Lei pecado?De modo nenhum! Mas na teria conhecido o pecado senao por itermedio da Lei;pois nao teria eu conhecido a cobiça,se a lei nao dissera:Nao cobiçaras.(como è que uma pessoa vai conhecer o que nao pode fazer?)

Porque a Lei è santa;o mandamento santo,e justo,e bom. (Rom.7:12)

Acaso o bom me tornou em morte?De modo nenhum! Pelo contrario,o pecado,para revelar-se como pecado,por meio de uma coisa boa,causou-me a morte,a fim de que pelo mandamento,me mostrasse sobremaneira maligno(que ele estava errado).(Rom.13)

Porque bem sabemos que a Lei è Espiritual eu todavia sou carnal vendido a escravidao do pecado.
Porque no tocante ao homem interior,tenho prazer na Lei de Deus.
Mas vejo,nos meus membros,OUTRA LEI que guerreando contra a Lei da minha mente(que è a lei de Deus),me faz prisioneiro da LEI DO PECADO(que è a outra lei) que esta nos meus membros.
Desventurado homem que sou!Quem me livrarà do corpo desta morte?

Graças a Deus porJesus Cristo,nosso Senhor.De maneira que eu,de mim mesmo,com a mente sou escravo da Lei de Deus,mas segundo a carne a lei do pecado.
Continuando no CAP.8:

Agora pois nenhuma condenaçao ha,para os que estao em Cristo Jesus.Porque a Lei do espirito da vida,em Cristo Jesus, te Livrou da Lei do pecado e da morte.
Porquanto o que fora impossivèl a lei no que estava enferma pela carne,isto fez Deus enviando o seu profrio filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante do pecado:e com efeito,condenou Deus na carne o pecado,afim de que o preceito da Lei se cumprisse em nòs,que nao andamos segundo a carne,mas segundo ao Espirito.
Os que se inclinam para a carne cogitam coisas da carne,mais os que se inclinam para o espirito cogitam coisas do Espirito.(a Lei de Deus è coisa Espiritual)

**Por isso,o pendor da carne è inimizade contra Deus,pois nao esta sujeito a Lei de Deus,nem mesmo pode estar.Portanto os que estam na carne nao podem agradar a Deus.**

Se porem cristo esta em vòs,o corpo,na verdade,esta morto por causa do pecado,mas o espirito de vida,por causa da Justiça

Lembrando que: " Porque a Lei è santa;o mandamento santo,e justo,e bom". (Rom.7:12)

O que da para entender nesta passagem?Esta claro nao acha???A lei,mandamentos de Deus NAO ESTAO ABOLIDOS!

Valdecir disse...

Olá pessoal,
Interesante o tema sobre peixes. Eu mesma estava procurando na internet o rol de peixes de escama e encontrei este blog.
Bom, vamos falar de leis: Em nossa Lei de Introdução ao Código Civil, no art.2º diz que "Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou a revoge." Pois bem, se a lei humana só é revogada quando surge outra revogando-a tácita ou expressamente, é de se esperar que a Lei escrita pelo dedo de Deus (imaginem a importância dada a esta Lei!)para ser revogada, deveria igualmente ser pelo próprio Deus, ou seja, deveria o Senhor Jesus Cristo escrever, Ele próprio (em obediência à forma com que foi concebido os 10 Mandamentos)que nEle estava abolida toda a Lei de Deus, o que não fez. Se lermos atentamente a Bíblia, desde Gêneses a Apocalipse, não encontraremos qualquer menção da revogação, quer seja tácita (quando uma nova lei regula toda a lei anterior ou quando é incompátivel com ela) ou expressamente.Assim, se nada foi dito ou escrito nesse sentido, não nos é dado "acharmos" que os 10 Mandamentos foram abolidos, eis que continuam em pleno vigor ainda hoje.
Já a Lei temporária, a cerimonial: sacrifícios de animais que simbolizavam Cristo, O Cordeiro de Deus, esta sim, foi abolida através do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.

Anônimo disse...

Olá pessoal,
Interesante o tema sobre peixes. Eu mesma estava procurando na internet o rol de peixes de escama e encontrei este blog.
Bom, vamos falar de leis: Em nossa Lei de Introdução ao Código Civil, no art.2º diz que "Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou a revoge." Pois bem, se a lei humana só é revogada quando surge outra revogando-a tácita ou expressamente, é de se esperar que a Lei escrita pelo dedo de Deus (imaginem a importância dada a esta Lei!)para ser revogada, deveria igualmente ser pelo próprio Deus, ou seja, deveria o Senhor Jesus Cristo escrever, Ele próprio (em obediência à forma com que foi concebido os 10 Mandamentos)que nEle estava abolida toda a Lei de Deus, o que não fez. Se lermos atentamente a Bíblia, desde Gêneses a Apocalipse, não encontraremos qualquer menção da revogação, quer seja tácita (quando uma nova lei regula toda a lei anterior ou quando é incompátivel com ela) ou expressamente.Assim, se nada foi dito ou escrito nesse sentido, não nos é dado "acharmos" que os 10 Mandamentos foram abolidos, eis que continuam em pleno vigor ainda hoje.
Já a Lei temporária, a cerimonial: sacrifícios de animais que simbolizavam Cristo, O Cordeiro de Deus, esta sim, foi abolida através do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.
Valdecir - vfq.adv@hotmail.com

Anônimo disse...

gente vamos ler a biblia!!!!!!Paulo disse que podemos comer de tudo que se vende num mercado 1 cor 10:25-26

Carla disse...

Ah, pode-se comer de tudo que se vende no mercado? Que absurdo a falta de informação das pessoas. O texto se refere a alimentos destinados á ídolos que o apostolo estava esclarecendo, pois sobravam algumas partes e essas eram levadas aos mercados e esse é o contexto, aí sim Paulo diz que se pode comer o vende no mercado, pois eram partes que o idólotras não usavam, e podia sim comer pois ídolos não são nada.

ELAINE VAZ disse...

incrivel como os animais chamdos de nao racionais mesmo sem ler a biblia consegue distinguir o certo do errado, um animal e seletivo em seu alimento e o ser humano precisou q Deus deixsse tudo escrito para q ele n cometa o engano de comer alimentos q podem prejudicar, e mesmo assim ignora estas recomendacoes . mais curioso e q um fabricante de automovel gasta anos na criacao , montagem e distribuicao de carros e de manual do mesmo, onde recomenda o uso exclusivo de determinado combustivel para o bom funcionamento da maquina, e quando alguns propritarios adquire o automovel ignora o manual do proprietario e usa o combustivel q lhe convem mesmo sendo o combustivel descrimunado como impuro ou unadequado pelo fabricante, o carro pode n responder de imediato a esta negligencia , contudo e sabido q com o passar do tempo danos inreversiveis acontece no interior do automovel, mas o proprietario se acha mais sabio do q o fabricante do carro, assim acontece com o ser humano, DEUS nosso criador deixou um manual (BIBLIA) onde diz o q deve ser feito para uma vida com melhor qualidade ,mas se vc se julga mais capacidado q Deus nosso criador e pai amado q nos criou E PROJETOU CADA CELULA POR MENOR Q SEJA, SUAS FUNCOES E LIMITACOES, para dizer o q e certo ou errado para consumir, infelismente podera sofrer os prejuisos desta escolha seja em curto ou a longo prazo e assim deixar de aproveitar 100% da magnifica maquina criada por Deus (nosso corpo) EU PARTICULARMENTE PREFIRO ACREDITAR Q SE MEU CRIADOR DIZ NAO ELE COM CERTEZA TEM MOTIVOS E RAZOES Q CERTAMENTE MINHA MENTE FINITA TALVEZ N COMPREENDA, MAS MINHA CAPACIDADE DE SER RAZOAVEL , ME FAZ CONFIAR NO MEU CRIADOR,E MANTENEDR , MEU AMADO E INFINITO DEUS. ELAINE

Anônimo disse...

Carne de porco nunca foi considerada comida para os judeus e nem para o público para a qual Paulo disse para comer de tudo o que se vendia no mercado. Isto estava fora de questão. Alguém come sem lavar as mãos? Creio que não. Mas se insistem tanto em dizer que se pode comer de tudo por causa do texto citado, então, levando ao pé da letra, podemos comer sem lavar as mãos. Outra coisa, a lei não foi abolida, foi cumprida em Cristo para que pudesse ser cumprida em nós através da fé e do Espírito Santo. Se foram abolidos os 10 mandamentos, então podemos roubar, matar, fazer ídolos... O problema é só com o sábado! Mas para quem tem problemas em aceitar o sábado, basta lembrar que ele foi dado no Éden, muito antes de existir Moisés ou o povo judeu. Será guardado na nova terra. Basta ler o livro de Isaías. A arca que continha a lei de Deus era um modelo de uma que existia no céu. O que contém na arca que está no santuário celestial senão a lei?

janinha disse...

E muito bom coloca esses assuntos na internet para que todas as pessoas possam cuida da saude

Gean P disse...

Parabéns ao autor que trouxe esse maravilhoso conteúdo para enriquecer a mente de quem realmente busca conhecer as verdades Bíblicas e não viver uma vida regrada por interpretações equivocadas, errôneas e de traduções tendenciosas do novo testamento grego, que por sinal está cheio de deslizes e vícios de tradução, que vem se arrastando por tantos séculos. Mas, se diante de tudo os mais liberais e entendidos da Graça quiserem arriscar então proponho a seguinte receita: " APÓS UM ENTE QUERIDO DESSAS PESSOAS QUE COMEM DE TUDO, PASSAR POR UMA CIRURGIA COMPLEXA E QUE ESTEJA EM ESTADO CONVALESCENTE, SEJA ALIMENTADO COM UM BANQUETE REGADO A MUITA CARNE DE PORCO, CRUSTÁCEOS E TODA ESPÉCIE DE ALIMENTOS QUE O PRÓPRIO CRIADOR NOS ALERTOU QUE NÃO COMAMOS. DEPOIS DISSO TENHA CORAGEM PARA CONVIVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PELO RESTO DE SUAS VIDAS. Que o Altíssimo, Rei do Universo nos ajude e nos abençoe.

Thiago Oliveira disse...

ótima e esclarecedora postagem! Guardarei as informações na minha "cabeceira". E para aqueles que, infelizmente querem ser respeitados, desrespeitando a opinião e/ou crença dos outros, o adventista aqui tem dois recados dados por Deus:

Bem-aventurado aquele que LÊ, e os que OUVEM as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1:3

Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que FEZ o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas... Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:7 e 12

pó da terra disse...

pesquizando peixe quando a biblia nos adiverte sobre não comer peixe de coro, ha uma grade verdade, por motivo de saúde, passei a comer só peixe de escamas´´ pesquizem o peixe de couro e rico em colesterol ruim.
agora pensem que terno amor o eterno tem por mim e por ti, não e pecado comer peixe de couro não.mas este amor maior me ensina a não comer mais ok. fiquem na paz

Anônimo disse...

E O QUE NESTE MUNDO QUE NÃO ESTÁ CONTAMINADO.TUDO ATÉ O AR QUE RESPIERAMOS, A AGUA QUE BEBEMOS, ENLATADOS, LEITE, CARNES, TUDO TUDO, SE O PEIXE NÃO FOR BEM FRITO NA GORDURA BEM ESCALDANTE É CLARO QUE VAI FAZER MAL, ATÉ OS PEIXES DE ESCAMAS TAMBÉM QUE COMEM AS MESMAS COISAS DOS DE COUROS. ISSO É CONVERSA PARA BOI DORMIR. FUI CRIADO NA BEIRA DE UM RIO E COMO PEIXES BAGRES DESDE MENINO, NUNCA FIQUEI DOENTE, POR CONTA DISSO QUE FALARAM. ISSO É BALELA....

Anônimo disse...

sou pescador do mar, conheço uma variedade muito grande de peixes,e quero lhes contar algo muito importante,existe um peixe de coro da mesma familia do atum (peixe de coro ou lixa)que se chama bonito,peixe carregado que faz mal coma um para ver!!!

Anônimo disse...

otima materia

hamonia disse...

Olá. Com certeza os peixes de couro ou lixa são os abutres do mar,nasceram para isso, não para alimento humano.
Se vc não se importa com isso, reavalie sua forma de viver com boa saúde.
Raquel

hamonia disse...

Olá. Com certeza os peixes de couro ou lixa são os abutres do mar,nasceram para isso, não para alimento humano.
Se vc não se importa com isso, reavalie sua forma de viver com boa saúde.
Raquel

Cleuber Borges disse...

Tem Cristão que odeia a Bíblia e diz que segue a Bíblia. Quanta falta de Sabedoria, pelo amor de Deus. A Bíblia é o manual da vida física e espiritual, pois Deus quer salvar-nos de todo o mal. Nem Jesus conseguiu converter os incautos, pela sua falta de sabedoria. Se Deus diz que é Limpo, é limpo, se Deus diz que é Imundo , é imundo. Quando vocês que não conhecem tão bem a bíblia questionam estas verdadaes, não estão questionando os Adventistas, estão questionando ao próprio Deus, da mesma forma, que alguns israelitas, contaminados pelo estilo de vida egícios, questionaram o Maná de Deus no Deserto. Cuidado, vejam onde estão pisando, pois, este solo é Sagrado. Os escritos da Bíblia é para o ser Humano, não é para placas de igrejas. Sejam sábios.

Anônimo disse...

Vi muitos comentários aqui sobre religião, e na verdade pelo que me parece o texto não cita religião nenhuma, o autor simplesmente esta esclarecendo seu ponto de vista, talves pelo que aprendeu e com isso pesquisou em sua religião... Mas como já foi dito muita coisa, vou deixar meu comentário... Se os adventistas são uma ceita ou não, isso é problema deles com Deus, afinal Deus diz para não julgarmos, se os outros seguimentos religiosos querem comer de tudo, até fezes, problemas deles tmb... Mas devemos sempre nos lembrar de um versículo da Bíblia que diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie." Este versículo está em Ef 2:8-9.
Dessa forma devemos ter fé em Deus acima de todas as coisas, pois para alguns como é o meu caso salvação não se perde, mas galardãos sim... Mas respeito a opinião de quem pensa ao contrário e gostaria que minha opinião tmb fosse respeitada... Assim, quem quer comer todos os tipos de carnes, quem não quer comer alguns tipos de carnes, assim o façam, lembrando que depois prestaram conta de tudo isso à Deus.

Anônimo disse...

Se a Biblia fosse a unica fonte de sabedoria, o que deveria ser considerada, afinal é a palavra do proprio Deus, enviada a nós pelo imenso amor e cuidado que Ele tem para conosco, e deixassemos de lado nossas proprias convicções, orgulho ou denominação, perceberiamos que os ataques feitos as leis de saude, aos mandamentos e aos proprios irmaos nao passao de afrontas ao proprio Deus

walmir disse...

Parabéns ao Autor pelo artigo. Esclareceu algumas duvidas antigas.
Meu filho fez duas cirurgias recentemente em ambas os médicos advertiram para que não desse carne de porco ou peixe de couro no período pós cirúrgico.
Porém, é Interessante como em um texto com intuito de esclarecer e orientado por informações técnicas, sucinta tanto rancor. As pessoas se sentem ofendidas quando exposta ás suas fraquezas.
Não vi em nenhum momento referencia a religião no texto.
Considero algumas colocações aqui expostas, como, no mínimo falta de educação.
Parabéns ao autor!

walmir disse...

Detalhe: resolvi olhar o perfil do autor. Segue:

Teólogo da IASD SALT - UNASP,
Farmacêutico - Bioquímico Univ. grande Rio

Elisa disse...

Amados somos aquilo que comemos. lembre-se daquele ditado: o peixe morre pela boca.
Antes do pecado entrar neste mundo tudo era muito bom, como diz a bíblia, infelizmente o pecado trouxe suas consequencias, tanto para a natureze como para o homem, mas Deus com seu imenso amor e cuidado nos deu a lei da saúde, e o livro de levitico 11, retrata justamente o bem que Ele deseja para nossa saúde. Agora, vc é livre para decidir se deseja ser o templo do Espirito Santo , ou não, a decisão é sua caro amigo!

Igor disse...

Pastor Rinaldo esses dados que o Senhor apresentou da zoonosis são de quantos mil anos atrás? Pois acho completamente incoerente comparar o estado de saúde dos animais do passado com os da nossa época. E respondo sua pergunta da seguinte maneira. Como os homens passaram a aplicar tanto remédio e de tantas formas antinaturais tratar dos animais que são chamados linpos, estes também se tornaram imundos.

Anônimo disse...

Então é melhor não comer nenhum tipo de peixe ou carne.Há muitas coisas maravilhosas para se comer.

Anônimo disse...

Imagine Jesus sendo convidado para um almoço e verificando que o "prato do dia" é uma "suculenta" feijoada (lingua de porco, pelos pubianos (do porco!!!), etc). Para os ignorantes Jesus comeria e diria que estava agora tudo "limpo". Então, na minha teimosia perguntaria: Jesus/Deus se contradiz? As leis de dietéticas foram instituidas (por Deus?) para o homem e não para os hebreus (assim como a guarda do sábado!!!), pois o intuito de Deus era "todo homem. Mas toda essa velha discussão será eterna! Não se trata de interpretação bíblica, mas de fé num Deus que quer o melhor para os seus filhos. No episódio de Pedro no livro de Atos (lençol), ele mesmo diz : "senhor nunca comi nada imundo!". Ele como judeu e seguidor de Jesus deveria ter deixado claro que as boas novas aprendidas pelo ministério de Jesus (anteriormente)já incluia a idéia de comer alimentos impuros! Nunca se verifica um incidente onde Jesus "comeu" algum alimento impuro!!! A Bíblia nos diz que o Espírito Santo vai nos convencer de "toda" a verdade... Na minha arrogancia quero dizer que se o Espírito Santo me convencer que devo comer alimentos impuros, estarei pronto e direi: Eis-me aqui, Senhor!"

Anônimo disse...

Jesus!!! Salva os anti-adventistas... Se eles assim permitirem!!!

David Rodrigues de Morais disse...

comprimento os irmaos com a Paz do Sr Jesus a todos cristoes aqui presente, e dar meus parabens a essa pagina para podermos expor nossos conhecimenos, e tirar duvidas sei que o assunto +e peixe, mas como e notorio que temos muitos adiventitas do setimo dia, gostara de tirar ma duvida qual tenho uma grande curiosidade para efeito de estudos e nao polemica,nem julgar a religiao de niguem sabemos que o adventista baseam o viver dentro do livro de leviticos , ai vai a minha pergunta, sabemos que a mulher tem a sua regra menstrual todos os meses, algumas tem problema de mioma que por sua vez tem o fluxo de sangue duradouro, sabendo que no livro de leviticos e sitado que a mulher fica empura nesse periodo e onde ela se senta fica empuro e quem se senta onde ela se sentou torna s empuro tambem,gostaria de saber como a mulher faz para nao ser rejeitada neste periodo,o marido dormer separado ou nao ,ela tem que falar para o Pastor que esta mestruada para o Pastor indicar o lugar onde ela tem que se sentar, para apos ela levantar outro nao sentar em seu lugar para nao ficar empuro, ou so e acatado algumas regras do livro de leviticos, me desculpe nas palavras as faltas de acento pois estou com um pc ruim e nao consegui as pontuaçoes, tenho curiosidade pois gostaria de poder ser cem por cento tambem como os adventistas sao, mas a minha religiao nao visa esses textos., muito obrigado que o Sr venha abençoar grandemente a todos aqui

Ivair Augusto disse...

Olá David.
A regra de Levítico sobre as mulheres se sentarem em determinados locais e se tornarem imundos era porque não havia absorventes ou roupas íntimas no passado.
As mulheres e homens se cobriam apenas com a túnica; quando menstruadas, as mulheres se sentavam sobre 'trapos' velhos e deixavam o sangue escorrer sobre eles (veja em Gn 31.35 e Is 64.6).
Hoje as mulheres possuem meios de mesmo estando menstruadas, estarem 'limpas' podendo sentar em qulquer lugr sem 'contaminar' as pessoas.
Hoje há absorventes que retem o líquido menstrual, peças de roupas íntimas, banho e duchas higiênicas etc.
Na relação sexual na menstruação não há como se encontrar paliativos ou solução, mas para a situação anterior, as mulheres não se encontram mais como 'imundas' ao se sentar nos bancos da igreja ou outro lugar qualquer.
A mulher menstruada, tomando os cuidados devidos de higiene, pode ir a igreja, pregar, louvar ou fazer qualquer outra coisa.
A regra de Levítico era para uma situação que não mais existe hoje: falta de água para banho, ausência de absorventes e roupas íntimas.
Nenhuma mulher precisa comunicar ao pastor o fato de estar menstruada; se alguém precisa ser comunicado é o marido, para não haver relação sexual (veja o artigo sobre sexo na menstruação).
Haveria problemas de se sentar em locais onde uma mulher menstruada se sentou, se ela não usasse os meios de higiene, tão comuns que existem hoje.
Obgd por visitar o Blog.
Espero ter respondido sua pergunta.


Sandra Hipolito disse...

Eu sou imensamnete feliz por fazer parte dessa família maravilhosa que é a família Adventista! Apenas lamnento por esses ignorantes que não lêem a Bíblia e depois quer vir aqui e publicar " lereias", sinto muito querids , mas nada de que falarmos aqui, trá valor nenhum para essas pessoas que julgam a nossa Igreja,deveria ficaraem satisfeitos em poder conhcê-la, dou graças a Deus por isso, nos orienta atravéz da Bíblia como nos alimentarmos adequadamente, se preocupa com nosso bem-estar, físico e espiritual! Qual é o problema disse gente? Vamos acordar povo!!!! Sigam as dicas de Deus e seja felizes, abraços a todos!

Anônimo disse...

as leis nao era so10 eram600

Sou de Jesus disse...

Nossa como as pessoas que querem e gostam de fazer o que Deus pede para nao fazermos, gostam de infeitar, interpretar, justificar, achar saidas para continuarem fazendo o que Deus nao quer e para o nosso proprio bem, O NOSSO CORPO É TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, E A BIBLIA NAO É PARA SER INTERPRETADA E SIM ENTENDIDA.

Ninrode18 disse...

Jesus falou aquilo porque nenhum judeu comia carne imunda. Jesus nunca liberou o comer carne de porco. agora se voce acha tudo e permitido coma fezes...

Ninrode18 disse...

Jesus falou aquilo porque nenhum judeu comia carne imunda. Jesus nunca liberou o comer carne de porco. agora se voce acha tudo e permitido coma fezes...

Myrthes disse...

O peixe polaca que é vendido em filé, se é de couro ou escama?

JESUS ESTÁ VOLTANDO disse...

Ola, gostei das explicaçoes ,mas fiquei preocupada com a lista dos nomes dos peixes
Estou procurando sobre os peixes de escamas, e percebo que nesta lista postada há varios peixes de couro como sendo de escamas ; é a mesma lista de outro site, acabei de ver.
Espero ter contribuido.
Abçs.

Dannyel disse...

Cristo disse que não veio abolir a lei, e sim cumprir(aperfeiçoar).
Referente a lei de Deus(e não a de moisés), elas já existiam antes da entrega das 2 tábuas dos mandamentos.
Ver a historia de Caim e Abel, o sábado na criação...
As leis de Deus, servem para que possamos ter qualidade de vida. muitos depois que pegam uma infecção, câncer, ou até outra doença causada por maus hábitos alimentares, reclamam a Deus.
melhor mesmo seguir sua Lei moral(10 mandamentos)e as leis de saúde) assim viveremos bem melhor.
o Senhor logo vem!!!

wbp disse...

Acessei o site da Coqueiro, uma das maiores fabricantes de atum e sardinha enlatada, e pelo que entendi, eles dizem informam que atum é de couro. No link abaixo veja a pergunta: Como eles se diferenciam um do outro?

http://www.coqueiro.com.br/#escola_coqueiro

Unknown disse...

pessoalniciei uma criação de pintadoe me dei maldurante oito meses eles comeram normal,mas agora troquei a marca de ração e eles param de comer.ja mudei dua smarcas e eles continuam sem comer ,voltei para a primeira e mesmo assim eles não comem, o que pode estar acontecendo.

Anônimo disse...

Animais imundos do velho testamento não creio que se apliquem hj, os costumes do velho testamento não são vividos hj, ou vc ainda sacrifica animais ou guarda o sábado como diz a Lei de Moisés? Leiam mais a bíblia e procurem se aprofundar mais no que Jesus veio ensinar na Terra, no que Ele veio mostrar, creio que Ele veio dizer que Ele é a porta e que ninguem vai ao Pai sem Ele e sem reconhecer que Ele é o Cristo, agora acho que nunca essa porta será fechada por voce consumir um peixe!!!

Unknown disse...

OLHA,ESTIVE LENDO ALGUNS COMENTÁRIOS E VÊ-SE REALMENTE QUE NÓS ADVENTISTAS DEVEMOS ESTAR PREPARADOS, NÃO PARA DEBATER;ATÉ PORQUE EXISTEM PESSOAS QUE POR MAIS QUE SE EXPLIQUE OU SE EXPONHA PASSAGENS BÍBLICAS PARA CONFIRMAÇÃO ESTÃO COM A MENTE EMBOTADA COMO DIZ A IRMÃ E.G.W,MAS PARA ORARMOS POR ELAS PARA QUE O ESPÍRITO SANTO FAÇA COM QUE ELAS ENTENDAM QUE OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA NÃO SE ACHAM OS MELHORES, MAS AQUELES QUE ACEITAREM E SEGUIREM OS CONCELHOS DO SENHOR DEUS TERÃO AS BENÇÃOS PROMETIDAS INCLUSIVE NA ÁREA DE SAÚDE,CREMOS NO DEUS QUE SUA PALAVRA DIZ : É IMUTÁVEL (NÃO MUDA)samos 90:1-2.SUA PALAVRA É ETERNA,1ªpedro 1:23 e finalmente números 23:19 DEUS NÃO MENTE ! NÃO SE ARREPENDE! CUMPRIRÁ SUAS PROMESSAS! A BÍBLIA TAMBÉM MOSTRA QUE O OBJETIVO DE JESUS QUANDO VEIO AO MUNDO VEIO NOS DAR EXEMPLOS E É CLARO QUE NEM TODOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS SEGUEM ESTE EXEMPLO,POR ISSO ELE DISSE:"NEM TODO O QUE ME DIZ SENHOR,SENHOR!ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS,MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI,QUE ESTÁ NOS CÉUS...mateus 7:21-27.LEIA TAMBÉM,1ªCORINTIOS 3:16-17 E 6:12-13e19,20.ESTAS PASSAGENS BÍBLICAS MOSTRA A PREOCUPAÇÃO DO NOSSO DEUS COM NOSSA SAÚDEÉ SÓ PEDIR DISCERNIMENTO A DEUS E ELE NOS FAZ ENTENDER SUA VONTADE OU TAMBÉM PODE SOLICITAR UM ESTUDO BÍBLICO E NÓS DAREMOS PARA HONRAR E GLORIFICAR O NOSSO DEUS !

Unknown disse...

OLHA,ESTIVE LENDO ALGUNS COMENTÁRIOS E VÊ-SE REALMENTE QUE NÓS ADVENTISTAS DEVEMOS ESTAR PREPARADOS, NÃO PARA DEBATER;ATÉ PORQUE EXISTEM PESSOAS QUE POR MAIS QUE SE EXPLIQUE OU SE EXPONHA PASSAGENS BÍBLICAS PARA CONFIRMAÇÃO ESTÃO COM A MENTE EMBOTADA COMO DIZ A IRMÃ E.G.W,MAS PARA ORARMOS POR ELAS PARA QUE O ESPÍRITO SANTO FAÇA COM QUE ELAS ENTENDAM QUE OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA NÃO SE ACHAM OS MELHORES, MAS AQUELES QUE ACEITAREM E SEGUIREM OS CONCELHOS DO SENHOR DEUS TERÃO AS BENÇÃOS PROMETIDAS INCLUSIVE NA ÁREA DE SAÚDE,CREMOS NO DEUS QUE SUA PALAVRA DIZ : É IMUTÁVEL (NÃO MUDA)samos 90:1-2.SUA PALAVRA É ETERNA,1ªpedro 1:23 e finalmente números 23:19 DEUS NÃO MENTE ! NÃO SE ARREPENDE! CUMPRIRÁ SUAS PROMESSAS! A BÍBLIA TAMBÉM MOSTRA QUE O OBJETIVO DE JESUS QUANDO VEIO AO MUNDO VEIO NOS DAR EXEMPLOS E É CLARO QUE NEM TODOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS SEGUEM ESTE EXEMPLO,POR ISSO ELE DISSE:"NEM TODO O QUE ME DIZ SENHOR,SENHOR!ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS,MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI,QUE ESTÁ NOS CÉUS...mateus 7:21-27.LEIA TAMBÉM,1ªCORINTIOS 3:16-17 E 6:12-13e19,20.ESTAS PASSAGENS BÍBLICAS MOSTRA A PREOCUPAÇÃO DO NOSSO DEUS COM NOSSA SAÚDEÉ SÓ PEDIR DISCERNIMENTO A DEUS E ELE NOS FAZ ENTENDER SUA VONTADE OU TAMBÉM PODE SOLICITAR UM ESTUDO BÍBLICO E NÓS DAREMOS PARA HONRAR E GLORIFICAR O NOSSO DEUS !

Danilo RGS disse...

Amigo corrige uma coisa. O conjunto de microrganismo constitui "fauna" e não "flora". Flora é designada para conjunto de plantas.

Jessica disse...

Sinceramente eu estou chocada com essa do peixe serra :O
eu não sabia que ele é de couro :S

נéѕѕι¢α ♥мαнソα disse...

blog ta de parabéns viu!

Kely disse...

Gostaria de saber se o peixe polaca do alasca é de escama, quando pesquiso o peixe não consigo achar nada a respeito, obrigada.

Ivair Augusto disse...

A regra é simples: se tiver escamas é 'peixe limpo'. É só passar a unha sobre a carcaça do peixe, se sentir as escamas, pode comer tranquilo.

IARA disse...

TEVE UM COMENTARISTA QUE DISSE PARA NÃO DEIXAR DE COMER CARNE PORQUE ESTAR ESCRITO NA BÍBLIA.COMO SE A BÍBLIA NÃO FOSSE O NOSSO MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA!!!!!!SE EU NÃO USASSE A BÍBLIA PARA ME GUIAR;EM TUDO...NÃO SEI O QUE SERIA DA MINHA VIDA!?!
IRMÃOS,A BÍBLIA FOI,É E SEMPRE SERÁ O NOSSO MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA AQUI NA TERRA.ESTUDEM MAIS ESSE LIVRO MÁGICO E VERÃO A VIDA DE VCS MUDAR EM TODOS OS ASPECTOS.FIQUEM COM DEUS!!!!

Anônimo disse...

Caro irmaozinho anonimo. Cara se vc quer comer o peixe de couro COMA no final veremos quem esta certo. Pessoal ADventista pare de querer ficar fundamentando d+ as coisas e pura perca de tempo. Ja disse Jesus nao jogue perola aos porcos. Temos que parar de falatorios. Temos que ser mais objetivos. Por exemplo esse irmao anonimo rebateu e rebateu o ensinamento biblico se ele mesmo assim quer se valer de textos isolados deixa o cara comer o peixe de couro no final de tudo vamos ver quem esta certo e quem esta errado ponto.

zearmando1947 disse...

Amado. Se o SENHOR disse, nao faça isto, e nao disse o porque, ELE nao tem que dar satisfaçao a curiosos.Se ELE mandou,obedece quem tem juizo.

AGENDAMENTOS SD disse...

Apenas lembrando que NÃO existe mais animais imundos, pois o termo "imundo" se refere a IMUNDO CERIMONIALMENTE, e como a lei cerimonial nao caducou na cruz, nao existe mais nada imundo: animais imundos, mulheres imundos, homens imundos. Estes peixei sao INSALUBRES. Não sao imundos, teologicamente falando. Não são apropriados para o consumo humano, mas o motivo não é mais baseado numa lei, a cerimonial, que foi cravada na cruz.
PAULO GOMES

sandro disse...

existem pessoas que acham que por causa da graça podemos tudo , olha o que o texto de judas v.6 diz4 - Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.
nao façam da graça motivo para seus pecados.

Anônimo disse...

Povo do Deus vivo, vamos deixar de atacar uns aos outros de forma ofensiva. Cada um será jugado conforme a luz que tem, e para aqueles que induziram outros ao erro e se orgulharam dele, negando aceitar às verdades bíblicas será o menor no Reino dos Céus. Cristo Jesus pregou na cruz do calvário às leis cerimoniais e não a lei moral e preceitos de Deus que valem para nos aproximar do Senhor manter a mente limpa, protegendo assim, o templo do Espirito Santo. Deus se entristece com todas as blasfêmias contra Sua palavra e a insanidade que pessoas envolvidas pela aura do mundo transmitem ao abordar suas defesas para o que não agrada a Ele. que o Espírito Santo nos dê sabedoria e o correto entendimento das escrituras. todos lembrem-se estamos na reta final, tempo de preparação para recebermos o Mestre, tempo de expiação, e não é comendo os outros que vamos chegar a Jesus, o alimento não nos dar salvação, mas, faz viver em harmonia com a criação de nosso Pai, a graça sempre foi cedida assim como nos tempos de Noé, porém, não devemos viver como os do mundo. Abraços, e perdoem-me se ferir princípios ou pessoas sinceras.

Anônimo disse...

Tudo tem contextos.e





Tudo tem contextos. O suínos hoje, são criados em instalações limpas quase diariamente e, sua alimentação são rações fabricadas com milho triturado, farelo de soja, farinha de peixe produzidas em fornos de autoclaves com altíssimas temperaturas. Sequer enxergam qualquer tipo de fezes. Por estes motivos pode ser considerado um animal limpo, que durante o abate sofre inspeção sanitária que busca identificar enfermidades que atingem o homem.
Neste contexto penso que não se aplica as classificações bíblicas. Isto não significa que as classificações do Livro Sagrado percam seu valor. Elas valem para situações em que o suíno não é criado como o descrito neste texto. Só isso








Anônimo disse...

Pesquisei sobre um tal peixe que está sendo vendido em lugar do filé de merluza, que dizem ter mudado o nome (o que não engoli), é um tal polaka do Alaska vindo da China, mas não deram resposta à minha dúvida sobre se tem ou não escamas, fiquei um tanto desconfiada, pois não está junto as listas que nos informam.

Unknown disse...

O QUE CONTAMINA O HOMEM NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA ,E SIM O QUE SAI DE SUA BOCA.

Anônimo disse...

Deus e poderoso soberano e maravilhoso,, as suas palavras sao eternas, e nos somos meros mortais mesmo assim nos ama tanto a pont de se preucupar com o q e saudavel pr se comer.

Anônimo disse...

Grandes merda, por causa disso agora ele é Deus para forçar alguém a comer o que ele quer?

Unknown disse...

O que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai de sua boca. Devemos sim irmãos nos abster de alimentos impróprios, mas não é o que salva o homem.

Unknown disse...

Sim o que contamina o homem não é o que entra pela boca, e sim o que sai de sua boca. Sou assembleiana e concordo em muito com a adventista, por que não tentar ter uma alimentação como a biblia diz ( palavra de Deus) ele quer o melhor para cada um de nós. Por que não tentar. Qual o mal de se guardar o Sábado para o Senhor? Tendo vista que muitos de nós assembléianos não tiramos nem se que o Domingo direito para Deus. Precisamos repensar nossas atitudes diante de Deus. No novo testamento ele veio para demostrar misericordia para com aqueles que por algum motivo teve de alimentar ou não pode guardar o sabado, sabemos todos que descumprida tal lei sofria-se uma penalidade. Se não pode guardar o Sábado por algum motivo justo adore o Senhor em outro. Se pode comer dos alimentos assim expecificados por Deus, por que não come-los? pra que provocar, inssistir?

Ci Yama disse...

Você foi forçado (a)? O autor do texto foi a sua casa, ligou seu computador, entrou na internet, pesquisou no GoogleTe obrigou a ler o post e depois te forçou a comer peixes de escama?

Solange de Maricá. disse...

Queridos, boa noite.
Estou impressionada com insistência em contradizer o óbvio, mesmo quando o assunto é exaustivamente explicado.
Todos tem o direito de viver a vida e se alimentar da maneira que acha melhor, não precisa deturpar a bíblia para justificar hábitos e costumes questionáveis.
As pessoas que priorizam a saúde estão sempre buscando através do conhecimento preservar o seu bem maior.
Quem como eu trabalha na área da saúde sabe como está cada veis mais difícil se tratar, de maneira, que é melhor não adoecer e para isso é preciso fazer uso da prevenção que passa pela boa escolha do alimento entre outras coisas.
O alimento que comemos hoje será nosso sangue amanhã, daí a importância de nos preocuparmos com a qualidade de tudo que ingerimos.
Com relação ao uso de passagens bíblicas mal empregadas e com a intenção de invalidar o argumento apresentado, digo, quem usa o texto fora do contexto busca pretexto...
Parabêns pela discussão muito bem fundamentada.
UM abraço.

Leonardo Oliveira disse...

Não consumo peixe de couro de forma alguma, simplesmente pelo fato de que aquele que nos criou, que é profundamente mais conhecedor do que qualquer outro estudioso de zootecnia, sanitarista ou especulador, nos proibiu de comermos tais animais. Segundo consta, no Livro de Levíticos, no capítulo 11. Não teria ousadia pra desobedecer uma proibição desta, ou qualquer outra, de forma deliberada, seria suicídio. "Bem aventurado o homem que teme ao ALTÍSSIMO, em todo o seu caminho ele irá bem"

Anônimo disse...

Mandi é peixe de couro tem o Branco e o Amarelo ambos de couro

Anônimo disse...

Uma comida tenho para comer que vós não conhecerdes: A minha comida é fazer a vontade de meu Pai e completar a sua obra

Anônimo disse...

k GENTE NÃO COMA. VALE MAIS OBEDECER DO QUE SACRIFICAR. E ESSE NEGÓCIO DE QUE ENTRA ELA BOCA NÃO CONTAMINA, JESUS ESTAVA DIZENDO DO COMER SEM LAVAR AS MÃOS, NÃO DE ALIMENTOS CÁRNEO. SE O QUE ENTRA NÃO CONTAMINA, A PESSOA QUE PROFESSA CRISTO, PODE TOMAR UM COPO DE PINGA E IR PARA A IGREJA, POIS O QUE CONTAMINA É O QUE SAI, NÃO O QUE ENTRA. PELO AMOR DE DEUS VIU...

Ivanir disse...

Bom dia irmãos!
Os peixes de nomes Merluza e P
Pollock do Alasca (Escamudo do Alasca - Portugal) são peixes de escamas. Qualquer dúvida vejam os links:
http://correiogourmand.com.br/info_03_dicionarios_gastronomicos_alimentos_carnes_pescados_peixe_pollock.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escamudo

http://correiogourmand.com.br/info_03_dicionarios_gastronomicos_alimentos_carnes_pescados_peixe_bacalhau_06_os_tipos.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Merluza

LCPIROLA disse...

Na lista dos peixes de escamas de água salgada, tem peixe de couro sim como por ex: Barbado é peixe de água doce e é de couro. Também o Mandi é da água doce e é de couro.
Bonito é peixe de couro, cavalinha, Sororoca,e outros. Cuidado com as listas façam com que eles sejam verdadeiras e não falsas

Anônimo disse...

olá gostaria de saber se polaca do alasca pode se comer ? Pois irei receber a visita de um familiar que é adventista e gostaria de saber se posso servi-la com este peixe ?

Anônimo disse...

Não precisa liberar pra comemos isso que vc mencionou, pois involuntariamente já comemos. Pois me diga, qual é o animal (boi, porco, peixe seja qual for) vegetal, água e a terra, que não estão contaminados?
Então vamos deixar de tomar água, pois ela também está contaminada, não estaria ela também impura?
Deixem ser fundamentalista!!!! Existem coisas mais importantes, que talvez vcs se preocupeenos menos... Fica a dica...

Anônimo disse...

até agora estou confusa, algumas explicações estão dizendo que o bacalhau e o atum são de couro, porém estão nesta lista que postam dos peixes que tem escama. Afinal o atum e o bacalhau sou de couro ou de escamas?

Paulo disse...

-Não julgueis, para que não sejas julgados. (MT 7.1)
-As vestes de João eram feita de pelos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. (MC 1.6)
-Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: tem demônio.
-Veio o filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras. (MT 11.18-19)
A todos os irmãos que teceram comentários neste blog, com o intuito de informar e somar algo na vida dos demais participantes, agradeço. Aos que teceram com o intuito de agredir, diminuir ou julgar, agradeço também, os primeiro com atitudes mais nobres não superam os segundos, uma vez que somos todos pecadores e nem sempre nossas atitudes são virtuosas, presta atenção, não somos melhores nem piores somos iguais, somos uma mistura do mal e do bem, com proporções diferentes na receita bem/mal, mas com os mesmos ingredientes. Ao respeitarmos a Lei de Deus estaremos com nossa receita dotada de mais bem do que mal, mais ainda não é suficiente, na parábola do jovem rico que observava os mandamentos, Jesus considera:
Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terá um tesouro nos céus; depois vem e segue-me. (LC. 18.22)
Sou adventista a 1 ano.
Paz, amor e misericórdia a todos.

Romyldo disse...

Queridos amigos, a questão da saúde é de livre escolha de cada hum, pois temos o livre arbítrio de escolher nossas próprias decisões seja na saúde, na vida social etc. Porém digo a todos que façam escolhas sábias, aquelas indicadas pelo próprio DEUS quem fez os Céus e a Terra e tudo o que nela há, ELE E SOMENTE ELE, SABE O QUE É MELHOR PARA TODOS. Por isso atentem para o que comer e beber, pois o próprio DEUS orientou o ser Humano no que deve comer para viver melhor, a carne, ela qualquer tipo, mesmo há do peixe, NÃO ESTAVA NO PLANO ORIGINAL DE DEUS, O HOMEM PASSOU A COMER DEPOIS DO PECADO SE APODERAR DESSA TERRA, MESMO ASSIM ELE AINDA ORIENTOU O SE HUMANO NO QUE DEVE COMER. SE ELE (DEUS) DIZ O QUE SE DEVE COMER, É PORQUE ELE DOMINA ESSE ASSUNTO !!!

Unknown disse...

Deus!!! Escolhe o que devemos comer... a quem devemos matar, a quem devemos julgar, a quem devemos saquear, ele é bom de mais kkkkk.sabe o que fez e o que faz! Esse deus é um desrespeito e insulto a dignidade humana.

Anônimo disse...

essa briga toda e NINGUÉM responde sobre o polaca do alasca!!!

Sónia Gastene disse...

Parabéns pelo. blog. muito interessante. De facto Deus. me revelou algo que é saudável e desta maneira devo seguir o que Ele disse e quer que os seus filhos vivam hoje e eternamente. Recorde-se que no livro de Tiago que diz : "Quer comais, quer bebais seja para honra e glória do nosso Deus ".

Rosa Maria disse...

Acho incrivel como existem ainda pessoas que preferem viver num erro e acreditar que nâo tem nada a ver em comer os lixeiros do mar. Conheci um pesquisador que mesmo antes de eu dizer o que como ou gosto, me aconselhou exatamente o que comer sobre os peixes. Precisa de ter uma visâo mais ampla para entender, si nâo aceita a biblia como fonte de luz, vai pra ciência....

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de saber se o peixe Merluza é reimoso? Please, alguem me responda :D
Desde ja agradeço
Abraço

Anônimo disse...

Vá pra puta que pariu a bíblia e os fanáticos religiosos...

Anônimo disse...

Gostei do artigo sobre o peixe de couro... muito esclarecedor. O que você tem a dizer de peixes de escamas que sao alimentados com fezes de porco? No oriente, America Central e até no Brasil. pode enviar a resposta para meu email? prmarcosvinicius@yahoo.com Obrigado

Anônimo disse...

Você não disse que estuda a bíblia da forma correta em tão porque mente sobre ter sido Moisés quem escreveu os mandamentos, sendo que Deus diz que o diabo é o pai da mentira?

Anônimo disse...

Então, disse Deus a Moisés: sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei , e os mandamentos que escrevi, para os ensinar. Êxodo 24: 12 . E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedras, escritas pelo dedo de Deus(êxodo 31:18. Ora o próprio Deus diz que ele mesmo escreveu os mandamentis e não Moisés, agora eu pergunto até quando tornará a verdade de Deus em mentira? Ò homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? Salmos 4:2. Falai de tal maneira e de tal maneira procedeu como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Thiago2:12. Que lei é essa? não são os mandamentos de Deus? Todo aquele que distorce a palavra de Deus segue o caminho que conduz a perdição.

Anônimo disse...

Desculpe mandei errado

Unknown disse...

Meu irmão anonimo, acredito que quem julga e se acha mais digno de salvacao que outro é que nao sera salvo. Voce deveria ver seus pecados escritos na areia antes de atirar a primeira pedra, por favor de nao tiver respeito tenha pelo menos educacao de nao falar da RELIGIÃO dos outros porque Jesus o meu Deus nunca o vi falar nada de ninguem é de nenhuma RELIGIÃO agora se você se achar mais digno do que ele, pode continuar a falar tais coisas, agora por favor torque o seu nome para Lucifer, pois foi ele que fez isso. Agora falando da biblia, nao seja hipocrita como os fariseus, leia a biblia e vera que Jesus nao revogou a lei moral (10 mandamentos) mas a lei cerimonial (lei de Moises )ee você pensa nao tem na biblia, tem basta ver is contexto. Mas se nao tem na biblia me diga qual a parte que temna biblia qur diz que eu revogou a lei porque quando ele diz que nao veio revogar mais cumprir me dar a entender que ele nao veio revogar(mudar, anular) mais cumprir (seguir, compretizar) agora irmao se você quer mudar a biblia e a lingua portuguesa, você nao ta querendo ser so Jesus mas tambem dramaturgo, agora realmente irmao deixe de julgar um pouco e estude mais, porque a Igreja Adventista do Setimo Dia nunca falou em toda a sua historia como igreja que a lei salva pelo contrario realmente somos salvos pela graca, mas nem por isso deixamos de guardar o que nosso Deus mandou, so porque é mais facil... afinal seguir no caminho extreito não é facil mesmo nao. Agora uma pergunta você mata? Rouba? Adultera? Espero em Deus que nao. Mas se você não faz isso porque não cumpri o resto da lei? Seja sincero irmão... não ti julgo porque tambem já julguei muito, mas hoje em dia vejo que eu não sou nada, apenas pecadora, so Deus perfeito tem direito de julgar as nacoes... Fique com Deus. A paz de Deus.

Unknown disse...

O Eterno não se contradiz, se ele falou que não devemos comer animais impuros. Ele não ia enviar seu filho para ensinar diferente. Entenda que nesta parte que você cita ele ta se referindo não a comida e sim a higiene de se lavar antes de se alimentar. Saiba que o dilúvio foi antes da lei de Moisés e o Eterno falou a Noé que separasse um casal de animal imudo e dois de animal puro. Isso é bem antes de Moisés. Leia mais para que não venha se tornar um juiz do que não se conhece. Abraço e que o Eterno abra seu entendimento.

JusticaBiblica disse...

Eita bicho burro... "ceita" kkk! Não seria (seita), falando dos outros e não se enxerga!

JusticaBiblica disse...

"Acho que vocês deveria ler", não seria mais correto dizer (Acho que vocês deveriam ler). Falando dos adventistas você se comeu o (m). Já vi muito, mas muito mesmo desde tipinho de gente que quer ter razão e provar sua teologia e a historia é sempre s mesma, no fim fica sozinho pois ninguém aguenta. Neurótico!

JusticaBiblica disse...

Amiguinho anônimo! Você precisa aprender que no mundo as pessoas não são iguais, as igrejas e os ministérios também não são iguais! Pare de se preocupa com a vida dos outros, se fazem ou deixam de fazer igual a você! Vá orar e evangelizar ao invés de debater a Bíblia, dentre tudo que você escreveu aqui com os irmãos adventistas pude concluir uma coisa, sua intolerância e ignorância aí lhe pergunto, adianta ler a Bíblia de você continua esse mesmo cavalo estupido? Acredito que não! Certo? Outra coisa, não sou adventistas mas os respeito assim como qualquer der humano pois amar ao próximo é o segundo e maior mandamento, lembrando que o primeiro é reflexo do segundo, Amar a Deus! Você (anônimo) precisa amar mais ao Senhor Deus pois isso vai ser reflexo do seu tratar os outros de forma amorosa e respeitosa, o que não é o reflexo de hoje. Quem ama (cumpriu) a lei!

JusticaBiblica disse...

Sim gente vamos ler a Bíblia mesmo, começando pelo sujeito anônimo. Nela também vemos uma pessoa que não fazia parte dos discípulos de Jesus, ao verem esse homem pregando o evangelho, então uns dos discípulos disseram: Mestre vimos um homem expulsar demônios em seu Nome... Mas só pelo fato desse homem não andar com os discípulos ele foi a atenção para aquela reclamação. Então Jesus sábio como sempre disse: Deixem-no, quem não é contra nós é por nós! Nosso amigo (anônimo) tem um sério problema de ordem psicológica no que diz respeito a aceitação, isto é, todo mundo crente tem que ser, entender e pregar igual a ele! Mas que absurdo isso!!! É um dinossauro em termos culturais e teológicos!

Unknown disse...

Que bom! Vamos matar e roubar a vontade, por que seremos salvos pela graça mediante a fé, o interessante é que ninguém diz que seremos julgados por Deus através da lei.

Unknown disse...

Que bom! Vamos matar e roubar a vontade, por que seremos salvos pela graça mediante a fé, o interessante é que ninguém diz que seremos julgados por Deus através da lei.

Unknown disse...

Comamos veneno então, já que o que entra não nos contamina. Pegar um texto que fala de não lavar as mãos, para dizer sobre o que se deve comer é no mínimo forçar a barra, como foi dito devemos ler e não responder os outros no automático.

Unknown disse...

Comamos veneno então, já que o que entra não nos contamina. Pegar um texto que fala de não lavar as mãos, para dizer sobre o que se deve comer é no mínimo forçar a barra, como foi dito devemos ler e não responder os outros no automático.

Unknown disse...

Contaminar nesse texto não significa tornar prejudicial ao corpo, e Cristo está certíssimo quando diz o que entra não contamina e sim o que sai, como a desobediência por exemplo, que sai do homem; tanto que, se continuarmos a ler o texto, Cristo diz que lavar as mãos é mandamento de homem, enquanto honrar pai e mãe é mandamento de Deus e os fariseus não cumpriam.

Unknown disse...

Contaminar nesse texto não significa tornar prejudicial ao corpo, e Cristo está certíssimo quando diz o que entra não contamina e sim o que sai, como a desobediência por exemplo, que sai do homem; tanto que, se continuarmos a ler o texto, Cristo diz que lavar as mãos é mandamento de homem, enquanto honrar pai e mãe é mandamento de Deus e os fariseus não cumpriam.

Anônimo disse...

Creio eu que a lei,que não é de moisés mas foi entrege a moisés pelo eterno para que o
povo soubesse e obedecessem,por que é mandamento,continua valida,por que no novo testamento em mateus capitulo 5 verciculo 17 ao 18 o filho de Deus diz assim
Não cuideis que vim destruir as leis ou os profetas:não vim ab-rogar mas cumprir.
por que em verdade vos digo,que ate que o céu e a terra passem,nem um jota ou nem um
til se omitira da lei,sem que tudo seja cumprido.ainda existe céu e terra o povo e que é desobediente e obedecer não é criar um metodo de obediencia mas é obedecer aquilo
que Deus estabeleceu,o certo os seus mandamentos.

Unknown disse...

De escama o salmão, o atum. Cação é de couro

Unknown disse...

A Bíblia ensina também para a saúde, não só para salvação. Por isso os proibiu, para q fiquemos saudáveis. Eles servem de alimentos para outras espécies. Deus fez tudo de forma equilibrada, o homem q não se contenta com o q tem.

Unknown disse...

As pessoas pensam q não comer isso ou aquilo vai salvar alguém. O artigo trata de saúde e não é demais lembrar q a Bíblia, embora escrita há muito tempo, ainda é atual. A recomendação não é proibição, é direcionamento na vida, para q não venhamos a sofrer mais nesta vida mesmo. É a prova de q ciência e a palavra de Deus não são antagônicas, apenas a demonstração e explicação pela ciência de q tudo q está escrito na Palavra tem razão de ser.

Unknown disse...

Por via de dúvidas sempre preferi peixes oom escamas, e até desconfiava do bacalhau, mas finalmente encontrei este blog, e também trouxe alguma informação, pra quem quiser saber:
- Polaca do Alaska: Da mesma família do bacalhau, tem barbatanas e escamas
http://www.dicasetutoriais.net/2012/10/polaca-do-alaska.html

Com relação a religião, difícil saber se seria apenas pela saúde, mas pode ser, e também por alguma coisa que ainda não sabemos.
Contar o número de patologias possíveis em um animal não é o caso, porque às vezes apenas uma pode ser mais perigosa do que 20 benignas ou que são eliminadas no preparo.

Pode haver outros motivos pra se evitar peixes de pele (ou couro), por exemplo, pra evitar um desequilíbrio na natureza, por serem mais raros ou porque fazem a limpeza das águas ao comerem peixes mortos ou moribundos.

Unknown disse...

E o peixe piranha?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DIULLI disse...

EXCELENTE TEXTO. TENHO COLITE ULCERATIVA E EM UMA CONSULTA COM A NUTROLOGA, ELA ME PROIBIU DE COMER PEIXE DE COURO SOMENTE O DE ESCAMA. nESTA SEMANA TIVE A CONFIRMAÇÃO QUE FAZ MAL. COMI O PEIXE CAÇÃO E PASSEI MAL, TIVE DORES NO CANAL DO RETO E FOI O ÚNICO ALIMENTO QUE COMI DE DIFERENTE NA MINHA ALIMENTAÇÃO RESTRITA. QUERO PARABENIZÁ-LO, POIS SEU TEXTO REFLETE SABEDORIA, NÃO PORQUE EU SIGO O FUNDAMENTO ALIMENTAR DA BIBLIA, MAS PORQUE ESSE FUNDAMENTO TRÁZ SAÚDE.

Unknown disse...

É sobre o que mesmo que eu vim preocurar aqui, nossa!!
As pessoas esquecem q na Bíblia não tem uma lista do que pode e do que não pode mais vai de cada um querer fazer aquilo q é certo, se eu quero não comer algo pra agradar a Deus não é pra eu ser salva e sim por consciência de fazer o que acho correto, e não como carne nem de boi q é pura pq hoje em dia não é nós mesmo q matamos os animais pra comer e eles matam da forma errada e não quero comer e ponto affs

Anônimo disse...

Que Jesus te salve da sua ignorância e arrogância! Que Ele te ajude a parar de julgar (se achar Deus p saber q os adventista estão perdidos).Amigo, nem todos os adventista estão salvos e nem todos os q não são, não estão perdidos. Deixe de ser doido e preconceituoso. Não quer se alimentar bem, faça o q quiser. Mas respeite a opção do outro.

leo disse...

Caros amigos: As palavras hebraicas as quais sao traduzidas como: Imundo ou limpo sao significa estado de higiene ou de saúde , porem todas as vezes que estas palavras sao usadas significam que tal coisa não é alimento ou é alimento ou seja para o consumo ou não, quando se refere a pessoas significa estar aceitável pra tal função ou coisa ou nao está aceitável.

Rosemary Lima disse...

Bom dia! Meu nome e Rosemary Lima.Em busca de respostas sobre peixes reimosos, encontrei aqui uma explicação convincente e que me ajudou bastante sobre meus questionamentos.Para mim, o que estar em questão não e o que a religião diz sobre o que devemos e o que não devemos comer, mas a resposta que eu procurava para minhas duvidas. Muitos dizem que o peixe é o alimento mais saudável para se comer. Nao sei se posso dizer o mesmo depois de uma experiencia que estou vivendo. A mídia nos leva a crer em muitas coisas e estamos vivendo a era do atum, em que se fala muito bem sobre os seus benefícios. Nao poderia acreditar que o mesmo estivesse me causando um processo inflamatório tao intenso, mesmo depois de observar que sempre que me alimento dele fico muito mal. Depois de ter lido sobre peixes de couro que não são recomendados para alimento, cheguei a uma certeza. Apesar de muitas controvérsias sobre o assunto, uma coisa posso afirmar: para mim ele não é saudável,por isso considero as explicações aqui expostas como tendo veracidade. Existe fundamento, não adianta colocar em questão posicionamento de determinada religião, mas a questão saudê.Para mim peixe de couro é veneno.

Alexandra disse...

Eu como o que tiver pra comer. Na atual crise em que estamos passando, quero lá saber see tem couro ou escama. Quero me alimentar dentro das minhas possibilidades socio economicas. O verdadeiro veneno é o fanatismo. Isso não mata só o corpo e sim a alma.

Anônimo disse...

bom dia. gostaria de saber se o peixe file de pangasius(pangasius hypopthalmus) adventistas podem comer?

Elizabeth disse...

Gostei da resposta sensata

Elizabeth disse...

Valeu marina gostei tb

Anônimo disse...

Nossa! Entrei no site a procura de informação a respeito da gordura do file de polaca do alasca e me deparo com essa discussão. Que povo chato! Conseguem enfiar a religião em tudo. Melhor eu nem dizer que agora estou indo ao banheiro. O que aconteceu com o "não tomais o seu santo nome em vão"?
-Sinceras desculpas a quem nada tem a ver com assunto.
-Parabéns aos idealizadores do site!

Unknown disse...

Quando Jesus disse que o que contamina é o que sai da boca e não o que entra, ele estava se referindo a uma pergunta que os sacerdote fizeram. "Por que que teus discípulos comem pão sem lavar as mão?
Se você não acredita em Deus e na sua palavra, tudo bem, respeito sua opinião. Mas, se acredita, por que então chamas Deus de mentiroso?

Lídia Medeiros disse...

Cavalinha é peixe de escamas ou de couro?

Anônimo disse...

Li muita coisa inverídica nesse site...

Anônimo disse...

Pois é. Mas espécies como o curimba, por exemplo, são peixes de escama mas de habito alimentar iliófago. Revolvem o solo do fundo dos corpos d´agua para se alimentam de matéria orgânica em decomposição.

Thábyta disse...

Muito bom!!!a informação...

camilla disse...

Fico triste pessoas ao invés de pensar em almas para não mata-las ficam discutindo e ofendendo umas as outras verdadeiramente o amor se esfriou até no meio cristão.

Unknown disse...

https://youtu.be/GT3eovHcBis

Unknown disse...

Assista o link acima. Uma boa explicação para a colocação sobre a Lei. Sem lei não existe pecado....sem pecado não existe a graça. A graça só existe devido ao pecado que é a transgressão da Lei. Então a lei continua existindo.... Como serei salvo pela graça cometendo os pecados da Lei?

Unknown disse...

2 Pedro 1

20. sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Antes de lermos a Bíblia , é preciso orarmos ao pai que manifeste em nós o espírito santo, justamente pra que não venhamos interpretar o manual sagrado de acordo com o meu,com o seu entendimento e sim baseado no que o espírito santo manifesto em nós venha nos falar!

Quer comer coma,quer beber beba,mas saiba que este corpo não ti pertence e o dono dele estabeleu limite e "obedece quem tem juiz"ou melhor obediência!#eusigoabiblia

Cyrarte disse...

Perfeita a resposta, sensata e muito bem explanada. O problema é que alguns ainda interpretam a Bíblia ao pé da letra sem olhar o contexto.

Anônimo disse...

É incrível como vocês protestantes são acéfalos, só atrasam a humanidade, descartáveis, muito sujos.

PS Souza.

Unknown disse...

Parabéns Elaine Vaz! Muito sabia e de grande humildade em reconhecer a onisciência, onipotência,e a onipresença
de Deus.

Unknown disse...

Bem razoável seu comentário anônimo. Parabens

Unknown disse...

Como eu havia comentado achei mto razoável o comentário do outro anônimo... agora vc sabe quantas leias existiam no antigo Israel? Mais de 600. Alguém observa pelo menos ¼ dessa leis? , acho q vc q leva ao pé da letra. Jesus foi extremamente prático e informativo em tudo.

Edson Neto disse...

Volte a estudar, nobre irmão. Contudo leia os capítulos e versículos, dentro de seus contextos textuais e evitando anacronismos. E claro, pedindo auxílio divino para não permitir que seus conceitos anteriores obliterem o entendimento das verdades bíblicas. Erros crassos e até risíveis são vistos em seu texto. Além disso há o falso testemunho de que os crentes adventista seguem a Lei de Moisés. O que denota, em não havendo dolo de sua parte, a completa ignorância quanto aos temas: Leis, "Nova" e "Velha" Aliança, Justificação pela fé, etc.

Unknown disse...

Achei um monte de besteira pois sou pescador de alto mar a 26anos e o que falta nessa conversa e muito estudo pra passar conhecimento a quem realmente tem dúvidas pois hoje os peixes são tratados de forma igienica e armazenado de forma que já chegam em terra congelados e refrigerados pura falta de conhecimento pois todos os peixes comem impurezas se alimentar de seus próprios mostos então quando forem passar uma informação para o público procurem estudaremaia sobre o assunto

Anônimo disse...

Escamas

Alberto de Assis disse...

Bem dito

Alberto de Assis disse...

Faltou comentar que os judeus não consideravam animais imundos como "alimento". Só saber disso já basta para dar um fim nessa discussão descabida e interpretar corretamente o texto bíblico de Mateus 15.

Anônimo disse...

Cara se tá maluco? Foi Deus quem criou todas as coisas. Se você cria alguma coisa, por acaso não sabe para que serve ou suas implicações? Não blasfême, ponha-se no seu lugar de criatura.

Anônimo disse...

Cavalinha é de pele. Não pode ser considerada couro e sim pele sem escamas. A propósito vendo peixes e meu esposo foi pescador. Deus deu essa ordem na época especificamente ao povo judeu, pois os peixes sem escamas são propenso a contaminação para aquela época. Eles possuem algumas bactérias que fazem mal para uma pessoa que tem doenças infecciosas. Foi uma proibição para cuidar da saúde das pessoas . Até hoje muitos peixes são considerados remosos até pra quem passa por cirurgia. Mas pra chegar ao nível de contaminação tem que comer demais e depende muito de pessoas. Faz mal pra quem tem doença infecciosas.