A CARNE BOVINA E A AFTOSA


O rebanho de bovinos do Brasil é considerado o melhor do mundo. Tratado com pasto vegetal (sem ração) e de forma extensiva, os animais são chamados ´boi verde´, devido as condições naturais que é criado. Trata-se de um rebanho de 190 milhões de bovinos! A exportação de carne no Brasil nunca esteve tão bem.

Em Março deste ano a Europa enfrentou uma epidemia de Aftosa, atingindo Inglaterra, Irlanda e Bélgica; era uma infecção entre os ovinos (ovelhas), e só na Inglaterra foram 30 mil desses animais sacrificados. No mesmo mês, em Hong Kong, a epidemia alcançou 400 porcos em uma fazenda japonesa. Todos esses fatos acabaram ajudando o Brasil.

A campanha de vacinação no Brasil, sempre muito bem divulgada e veiculada pelo Ministério da Agricultura, se tornou mais efetiva com a exportação da carne do ´boi verde´, mas mesmo assim as evidências da Aftosa começaram a aparecer.

O rigor das inspeções está revelando quão frágil é o controle da qualidade da carne, pois nem todo rebanho pode ser acompanhado de perto. Há milhares de pequenos e grandes criadores de gado, em um país imenso como o Brasil; como se controlar a incidência de uma epidemia viral?

Os grandes países já haviam sofrido com o embargo da carne bovina, diante da epidemia da Vaca Louca; o vírus que infecta os frangos tem rodeado o planeta, e não há inspeção que faça a infecção ser controlada. E agora o Brasil se vê com focos da infecção de aftosa (os que a reportagem consegue acompanhar) que revelam que os animais estão doentes, apesar das bem sucedidas campanhas de vacinação; e eram rebanhos destinados para o consumo da população.

O Vírus causador da Aftosa
A febre aftosa é uma doença de bovinos e suínos, muito contagiosa, causada por uma família viral chamada picornavírus. Nesta família de vírus existem cinco tipos de vírus que causam várias doenças em humanos e dentre as mais conhecidas estão a poliomielite (poliovírus), infecções intestinais (coxsackievírus) e o resfriado (rinovírus).

Em várias espécies de animais inferiores foram encontrados vírus semelhantes aos picornavírus humanos . Nesses vírus estão incluídos os vírus da febre aftosa dos bovinos e o da doença de Teschen dos suínos.

Como o vírus se espalha por contato direto e pelo ar, pode atingir regiões em até 90 quilômetros de distância levado pelo vento. Um rebanho contaminado pode facilitar o contágio de rebanhos vizinhos que estão indo para o abate, mesmo sem manifestar a doença.

A contaminação em humanos ocorre pelo consumo da carne de animais abatidos, mas que não foram identificados como doentes. O contágio se dá ainda através do leite e derivados deste; ocorre até mesmo por produtos feitos do couro do animal, que são vetados de serem exportados, pois podem veicular o vírus.

A Doença em Humanos
Nos humanos o vírus, depois de uma incubação de quatro a oito dias, faz aparecer os primeiros sintomas: abatimento, febre ligeira, cefaléia e secura da mucosa bucal, que se apresenta intensamente avermelhada e ardente.

Na mucosa inflamada (lábios, bochechas, língua e eventualmente o ístimo da garganta), em torno da formação bucal e dos orifícios nasais - formam-se vesículas (bolhas pequenas), onde mais tarde surgem ulcerações (feridas, aftas) superficiais, muitas vezes dolorosas. Há salivação intensa, tumefação (inchaço) da língua e dos lábios, e frequentemente também do rosto, disfagia (dificuldade em se comer) e, às vezes, alteração da voz. Aumento e dor nos gânglios ao redor do pescoço.

Quase todos nós já tivemos a experiência de uma afta na boca, agora imaginem muitas delas e em várias partes!

Ás vezes há também formação de vesículas na mucosa genital feminina, mas só raramente se observam nas mamas. Na pele, especialmente nos dedos das mãos, ocorre por contacto direto, no caso dos ordenhadores.

Muitas vezes, principalmente nas crianças, a estomatite (inflamação da boca) se acompanha de sensação de pressão no estomago, náuseas, tendência a vômito e diarréia copiosa.

O prognóstico (previsão) da doença é favorável. A febre costuma ceder no segundo ou terceiro dia, quando as vesículas chegam ao auge do desenvolvimento, dando-se a cura completa da doença em cerca de duas semanas.

Casos de morte nos adultos são raros. Nas crianças e nos lactentes débeis os sintomas entéricos (intestinais) podem levar a fraqueza é à morte, que ás vezes também pode resultar de complicações sépticas (infecção), partidas das ulcerações da estomatite. As crianças e os idosos devem receber cuidado especial em caso de contaminação, devido ao seu estado imunológico.

O uso do leite de vaca para crianças deve ser feito com certificação da qualidade, origem e a validade do produto.

Opção saudável
Com tantas complicações que ouvimos sobre a carne animal (seja bovina, suína ou de aves), uma dieta a base dos vegetais, hortaliças e frutas irão cair muito bem nesta temporada de pré-verão.

As principais doenças veiculadas por enteroviroses têm sua maior incidência no verão , onde o calor favorece a disseminação dos microorganismos. A composição orgânica dos alimentos de origem animal favorece o crescimento dos microorganismos (principalmente bactérias e fungos).

Não se preocupe com a substituição nutricional que você fará ao trocar os alimentos de origem animal, pelos de origem vegetal. Os grãos integrais e a variedade dos vegetais são garantia de uma substituição perfeita que traz benefícios extras, como o melhor funcionamento do intestino (fibras), menos sobrecarga dos rins e menos ganho de peso.

É bom mencionar novamente que o leite (e a carne) de ovelhas, cabras, búfalos e suínos também correm o risco de estarem contaminados, pois a Aftosa atinge também esses animais, e não podem ser substitutos da carne e do leite da vaca.

Existem no mercado as carnes vegetais que são derivados da soja e do glúten e ainda tem a aparência dos produtos convencionais. Possui apresentações em bife, carne moída, salsicha comum e defumada, hambúrguer, almôndega e quibe.

E o leite de origem animal pode ser substituído pelo leite de soja em sabores variados.

O vegetarianismo só tem boas noticias para você!



Sintomas da doença em diferentes grupos:
Lactentes e Crianças pequenas-
Infecções Intestinais
Diarréia e Vômitos
Infecções na mucosa da boca
Morte em casos de não controle das ulcerações e infecções intestinais.

Jovens e Adultos-
Evolução normal sem perigo
morte raríssima.


Mulheres-
Vesículas nos genitais
Vesículas nas mamas


Evolução da doença em humanos:
Sintomas-
Mal estar e fraqueza (1-4 DIAS)
Febre baixa
Dor de cabeça
Boca ressecada
Surgimento das bolhas na boca (3º dia)
Formação das feridas (8 a 14 dias)
Dor nos gânglios
Inchaço da mucosa dos lábios e bochecha
Salivação intensa
Dificuldade em se alimentar
Cura completa (15º dia em diante)

51 comentários:

mary disse...

não há casos relatados de contaminação de humanos com aftosa pelo consumo de carne bovina!! O risco está no consumo de leite e derivados.
Este assunto foi tão discutido ultimamente, não devia estar postado aqui um erro tão grosseiro como este! Até quem não é do ramo, que acompanhou noticiários na época do escandalo, sabe disso!!
Além do científico, deve se também ter noção dde comércio exterior, da disputa de mercado internacional, e do conhecido "Embargo Economico". A frequente e acirrada disputa de exportadores de carne, provoca o surgimento de lendas e mitos,para provocar uma certa rejeição de um país que passa a ter um certo destaque no mercado em questão!
Vamos ser mais informados, um formador de opinião deve ler, montar um argumento baseado em todos os prismas de determinada questão.
César Pecoraro - estudante de Zootecnia

Anônimo disse...

Concordo com meu colega de turma, Cesar!!!!
Estudamos aftosa, alem do mais, tivemos a disciplina bem na época em que o assunto era amplamente discutido na mídia, e na nossa faculdade não foi diferente: Tivemos palestras e reforços nas aulas, pois sabíamos que seríamos mto questionados por sermos da area!!
Nãp ha risco do consumo da carne!!! O abate sanitario é feito para controle da doença! O risco apenas existe no consumo do leite!!!! Este artigo está falho nesta questão

IVAIR AUGUSTO COSTA disse...

Amigos, não esqueçam de dar esta notícia aos fazendeiros que abatem centenas de animais para não serem comercializados!
Uma questão é a realidade microbiológica, a outra é a realidade comercial.

Bia Lopes disse...

Quando o assunto é vírus, devo lembrar aos caros colegas que o conhecimento sobre tal assunto ainda é bastante restrito,e toda dúvida, todo questionamento deveria servir para novos estudos e novas descobertas, assim o artigo de Ivair Augusto Costa deveria abrir novo campo de discussões.Na história quantos pesquisadores provaram suas teorias e derrubaram antigos mitos existentes? Vários casos, então...melhor estudar mais o assunto sim!

Anônimo disse...

Whats up dudes

I just wanted to say hi :)

Anônimo disse...

I am now not sure where you're getting your information, but great topic. I needs to spend a while learning much more or working out more. Thanks for excellent info I was on the lookout for this information for my mission.

Feel free to surf to my web-site - 激安レイバン

Anônimo disse...

Hello to every body, it's my first pay a visit of this website; this webpage carries remarkable and truly excellent stuff in support of readers.

Here is my homepage オークリーメガネ

Anônimo disse...

I was curious if you ever considered changing the structure of your site?
Its very well written; I love what youve got to say.

But maybe you could a little more in the way of content so people could connect
with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
Maybe you could space it out better?

Here is my webpage - レイバン激安

Anônimo disse...

Excellent blog you've got here.. It's difficult to
find good quality writing like yours these days.
I really appreciate people like you! Take care!
!

Feel free to surf to my web site oakleyfreeshipping.com

Anônimo disse...

Hey there, You have done an incredible job. I'll definitely digg it and personally recommend to my friends. I am sure they'll be benefited
from this website.

Also visit my web-site: www.robinsonandhackemer.com

Anônimo disse...

A motivating discussion is worth comment. I do think that you
need to publish more about this subject, it may not be a taboo subject but usually folks don't discuss these topics. To the next! Many thanks!!

Visit my website :: レイバンサングラス

Anônimo disse...

Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any suggestions on how to get listed
in Yahoo News? I've been trying for a while but I never seem to get there! Cheers

my homepage; 激安レイバン

Anônimo disse...

This design is incredible! You certainly know how to
keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was
almost moved to start my own blog (well, almost.
..HaHa!) Fantastic job. I really loved what you had to
say, and more than that, how you presented it.

Too cool!

Feel free to visit my blog post オークリー サングラス

Anônimo disse...

I read this article fully regarding the comparison of newest and previous technologies, it's remarkable article.

my homepage http://www.monroeunderwood.com/

Anônimo disse...

Great site. Plenty of helpful info here. I'm sending it to a few buddies ans also sharing in delicious. And obviously, thank you to your effort!

My blog :: オークリー

Anônimo disse...

This is the perfect blog for anyone who would like to understand this topic.
You realize so much its almost tough to argue with you (not that I
actually would want to…HaHa). You certainly put a brand new spin
on a subject that has been written about for years.

Wonderful stuff, just excellent!

Here is my web site; www.pradaoutlet-sales.com

Anônimo disse...

I have read so many articles on the topic of the blogger lovers except this piece
of writing is really a nice article, keep it
up.

Also visit my site - モンスター イヤホン

Anônimo disse...

It's amazing designed for me to have a web site, which is useful in favor of my experience. thanks admin

my weblog; レイバン

Anônimo disse...

Hi there to every one, because I am really keen of reading this webpage's post to be updated on a regular basis. It carries fastidious information.

Also visit my web blog - サングラス レイバン

Anônimo disse...

I must thank you for the efforts you have put in penning this site.
I am hoping to check out the same high-grade content by you later on as well.
In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal blog now ;)

Look at my website: monster ヘッドホン

Anônimo disse...

Does your site have a contact page? I'm having a tough time locating it but, I'd like to shoot
you an email. I've got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it grow over time.

Feel free to visit my weblog monster beats

Anônimo disse...

Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources
back to your weblog? My website is in the exact same area of
interest as yours and my users would genuinely benefit from some of the information you
provide here. Please let me know if this alright
with you. Thanks a lot!

Feel free to surf to my web page - エアジョーダン

Anônimo disse...

Fantastic beat ! I would like to apprentice while you
amend your website, how could i subscribe for a blog
website? The account helped me a acceptable deal.
I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

my blog post :: モンスターケーブル

Anônimo disse...

I really like what you guys tend to be up too. This sort of clever work
and reporting! Keep up the wonderful works guys I've incorporated you guys to blogroll.

Also visit my website www.eleducador.net

Anônimo disse...

What's up, after reading this remarkable piece of writing i am as well happy to share my know-how here with friends.

my web site: ルブタン

Anônimo disse...

Thanks for sharing your thoughts about エアジョーダン.
Regards

Take a look at my web-site; http://www.airjordanoutlet-sale.com/

Anônimo disse...

Yesterday, while I was at work, my cousin
stole my iphone and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation.
My apple ipad is now broken and she has 83
views. I know this is completely off topic but
I had to share it with someone!

my webpage; エアジョーダン

Anônimo disse...

Just want to say your article is as amazing. The clarity for your post is simply
cool and i can suppose you're an expert on this subject. Well together with your permission allow me to take hold of your RSS feed to keep updated with approaching post. Thanks a million and please carry on the rewarding work.

Visit my homepage - モンスター イヤホン

Anônimo disse...

If some one needs expert view regarding blogging afterward i suggest him/her to visit this
blog, Keep up the good work.

Feel free to visit my web blog: クリスチャンルブタン

Anônimo disse...

I was very happy to find this website. I wanted
to thank you for your time for this particularly fantastic read!
! I definitely enjoyed every little bit of it and i
also have you book-marked to see new things in your website.


my weblog: http://facebookmodels.com/index.php?do=/profile-108514/info

Anônimo disse...

I am really grateful to the owner of this site who has shared this
fantastic article at at this place.

my site - http://unitewomentn.org/e107_plugins/forum/forum_post.php?rp.116621.last

Anônimo disse...

What you published was very reasonable. However,
think on this, suppose you composed a catchier post title?
I am not suggesting your content is not solid., however suppose you
added a headline that makes people desire more? I mean "A CARNE BOVINA E A AFTOSA" is kinda boring.

You might peek at Yahoo's home page and note how they create news headlines to grab people to click. You might add a related video or a related pic or two to get readers interested about what you've written.
Just my opinion, it might bring your posts a little bit more interesting.


Feel free to visit my web site; ルブタン

Anônimo disse...

Hey there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization?
I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
not seeing very good results. If you know of any please share.
Thank you!

Check out my site ... beaconrolexwatch.moonfruit.com

Anônimo disse...

Great information. Lucky me I recently found your website by chance
(stumbleupon). I have book-marked it for later!

Also visit my homepage :: ジョーダン

Anônimo disse...

Its like you learn my thoughts! You seem to understand so much
about this, such as you wrote the ebook in it or something.

I feel that you simply can do with a few % to power the
message home a little bit, but other than that, this is fantastic blog.
A great read. I will certainly be back.

Look at my web blog: http://www.oakleyoutlet-sale.com/

Anônimo disse...

Hi there, I would like to subscribe for this weblog to get most recent
updates, therefore where can i do it please help.

Also visit my website: オークリー サングラス

Anônimo disse...

Link exchange is nothing else but it is only placing
the other person's web site link on your page at proper place and other person will also do similar for you.

Feel free to surf to my blog post school.nz

Anônimo disse...

No matter if some one searches for his required thing, so he/she desires to be available
that in detail, therefore that thing is maintained over here.


Feel free to surf to my blog post: cloudfactory.eu

Anônimo disse...

I'm more than happy to find this great site. I wanted to thank you for your time due to this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it and i also have you saved to fav to look at new information in your web site.

Also visit my blog; ロレックスコピー

Anônimo disse...

We are a gaggle of volunteers and starting a new scheme
in our community. Your web site offered us with useful
info to work on. You've done a formidable activity and our whole neighborhood will likely be grateful to you.

Stop by my webpage; prada バッグ

Anônimo disse...

I seriously love your blog.. Pleasant colors & theme. Did you build this
web site yourself? Please reply back as I'm trying to create my very own blog and would like to know where you got this from or exactly what the theme is called. Many thanks!

my site - www.theartshop.info

Anônimo disse...

Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday.
It will always be useful to read articles from other writers
and use something from their sites.

My web blog - オークリー サングラス

Anônimo disse...

Heya i'm for the primary time here. I found this board and I find It really helpful & it helped me out a lot. I am hoping to give one thing back and help others like you helped me.

Here is my web-site エアジョーダン

Anônimo disse...

Pretty! This was an extremely wonderful article.
Thanks for providing this info.

my page - トリーバーチ店舗

Anônimo disse...

I am in fact delighted to read this webpage posts which contains plenty of
helpful data, thanks for providing such information.


Here is my blog post トリーバーチバッグ

Anônimo disse...

Asking questions are truly good thing if you are not understanding something entirely, however
this piece of writing provides pleasant
understanding even.

Here is my website: ジョーダン 靴

Anônimo disse...

Hi mates, nice paragraph and pleasant urging commented
at this place, I am in fact enjoying by these.

my web-site ... http://vientosdelnorte.nls.es/

Anônimo disse...

It's really very complex in this active life to listen news on Television, thus I simply use web for that reason, and take the newest news.

Also visit my blog - アバクロンビー

Anônimo disse...

Hello, i think that i saw you visited my website so i came to “return the favor”.
I'm attempting to find things to improve my website!I suppose its ok to use some of your ideas!!

Review my web page :: クロエバッグ

Anônimo disse...

Wow! In the end I got a blog from where I be capable of in fact take useful facts regarding my study and knowledge.



Here is my webpage :: www.abercrombiefitchoutlet-sale.com

Anônimo disse...

Hey! I could have sworn I've been to this blog before but after checking through some of the post I realized it's
new to me. Anyways, I'm definitely happy I found it and I'll be bookmarking
and checking back frequently!

Here is my homepage: モンスター ヘッドホン