EXERCÍCIO PARA RELAXAR


Descanso e relaxamento. Os dois nem sempre andam juntos. É verdade que você pode se reagrupar e recarregar com um pouco de descanso e uma ruptura de sua vida agitada. Mas, talvez surpreendentemente, a atividade física e exercício pode ir um a um longo caminho para tornar o stress e a ansiedade, e ajudar a relaxar.

Exercícios aeróbicos regulares traz mudanças notáveis ​​para seu corpo, seu metabolismo, seu coração, e seus espíritos. Pode alegrar e relaxar, proporcionam estímulo e depressão, calma e dissipar o estresse. É uma experiência comum entre os atletas de resistência e foi verificado em ensaios clínicos que têm utilizado com sucesso exercício para tratar transtornos de ansiedade e depressão clínica.

Como os exercícios podem ajudar com problemas tão difíceis como a ansiedade ea depressão? Existem várias explicações, alguns produtos químicos, outras comportamentais.

Os benefícios mentais de exercícios aeróbicos têm uma base neuroquímica. Exercício reduz os níveis de hormônios do corpo ao estresse, tais como adrenalina e cortisol. Também estimula a produção de endorfinas, substâncias químicas no cérebro que são analgésicos naturais do corpo e elevadores humor. Endorfinas são responsáveis ​​pelo "corredor da alta" e para os sentimentos de relaxamento e otimismo que acompanham muitos treinos duros.

Fatores comportamentais também contribuem para os benefícios emocionais do exercício. Como diminui sua cintura e seu aumento de força e resistência, sua auto-imagem vai melhorar. Você vai ganhar um senso de domínio e controle, de orgulho e auto-confiança.

Exercícios e esportes também oferecem oportunidades para ficar longe de tudo e para desfrutar de algumas solidão ou para fazer amigos e construir redes sociais reais. Exercício é brincar e divertir, quando seu corpo está ocupado, sua mente vai se distrair das preocupações da vida diária e será livre para pensar criativamente.

Quase qualquer tipo de exercício vai ajudar. Muitas pessoas acham que o uso de grandes grupos musculares de forma rítmica e repetitiva funciona melhor; chamá-lo de "meditação muscular", e você vai começar a entender como ele funciona. Caminhadas e corridas são ótimos exemplos. 
Mesmo uma caminhada de 20 minutos simples pode limpar a mente e reduzir o estresse. Mas algumas pessoas preferem exercícios vigorosos que o estresse queimar junto com calorias. Essa é uma razão máquinas elípticas são tão populares. E os mesmos exercícios de alongamento que ajudam a relaxar os músculos após um treino duro vai ajudar a relaxar a sua mente também.

Os músculos em tensão estão apertados, tensos. Aprendendo a relaxar os músculos, você será capaz de usar seu corpo para dissipar o stress.

Relaxamento muscular demora um pouco mais de aprender do que a respiração profunda. Ele também leva mais tempo. Mas mesmo se essa forma de relaxamento leva um pouco de esforço, pode ser uma parte útil do seu programa de controle de stress. 



Relaxamento muscular progressivo se concentra em seqüência sobre os grupos principais do músculo. Aperte cada músculo e manter a contração de 20 segundos antes de liberá-lo lentamente. Como o músculo relaxa, concentrar-se na liberação da tensão ea sensação de relaxamento. Comece com seus músculos faciais, então o trabalho para baixo do corpo:

Testa: rugas na testa o seu arco e suas sobrancelhas. Segure, então relaxe.

Olhos: Feche os olhos com força. Segure, então relaxe.

Nariz: o nariz e reflexos de suas narinas. Segure, então relaxe.

Língua: Empurre a sua língua firmemente contra o céu da boca. Segure, então relaxe.

Cara: careta. Segure, então relaxe.

Dentes: Cerre os maxilares com força. Segure, então relaxe.

Pescoço: Tense seu pescoço, puxando o queixo para baixo para seu peito.Segure, então relaxe.

Costas: arqueie suas costas. Segure, então relaxe.

Peito: Inspire o mais profundamente possível. Segure, então relaxe.

Estômago: Tense músculos de seu estômago. Segure, então relaxe.

Nádegas e coxas: Tense suas nádegas e músculos da coxa. Segure, então relaxe.

Braços: Tense seu bíceps. Segure, então relaxe.

Antebraços e mãos: Tense seus braços e cerre os punhos. Segure, então relaxe.

Bezerros: Pressione os pés para baixo. Segure, então relaxe.

Tornozelos e pés: Puxe seus dedos do pé para cima. Segure, então relaxe.

Toda a rotina deve levar de 12 a 15 minutos. Praticá-la duas vezes por dia, esperando dominar a técnica e experiência algum alívio de estresse em cerca de duas semanas.



Fonte: Harvard Medical School

Um comentário:

Esoterismo com Reis da Mata disse...

Adorei o Blog de vocÊs... sempre em dar novas dicas e ideias.. para uma vida saudavel.