SAÚDE CARDIOVASCULAR

As doenças cardiovasculares, como o derrame cerebral e o ataque cardíaco (infarto do miocárdio), são a principal causa de morte na população mundial.

A American Heart Association (AHA), em uma recente publicação na conceituada revista Circulation, alerta sobre os 7 principais passos que visam obter uma adequada saúde do aparelho cardiovascular.


A saúde cardiovascular ideal é definida em um adulto por cada uma das 7 medidas abaixo:

1. Nunca ter fumado ou ter deixado de fumar há mais de um ano.

2. Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 25 kg/m² (o IMC é calculado dividindo o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros).

3. Ser fisicamente ativo. As novas recomendações são para a prática de 150 minutos por semana de atividades físicas aeróbicas (andar, correr, dançar ou nadar) de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para uma saúde ideal.

4. Pressão arterial abaixo de 120 x 80mmHg.

5. Glicemia (taxa de açúcar no sangue) de jejum abaixo de 100mg/dl.

6. Colesterol total abaixo de 200mg/dl.

7. Realizar uma dieta saudável.

Existem componentes chaves de uma dieta saudável (2000 calorias ao dia, por exemplo). Estes deverão incluir: pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia; pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia; limitar a ingestão de sódio a 1500mg por dia e não beber bebidas com adição de açúcar.

Fonte: Circulation.

Nenhum comentário: