Um estudo científico divulgado nos Estados Unidos comprovou os efeitos perigosos do consumo exagerado de sal na alimentação. Mas a notícia boa é que uma redução pequena nesse consumo pode evitar muitos problemas.
Pesquisadores americanos chegaram a uma conclusão impressionante: cortar meia colherzinha de chá de sal por dia pode evitar 92 mil mortes por ano nos Estados Unidos, diminuindo o número de derrames e ataques cardíacos.
A cidade de Nova York lidera uma campanha com várias cidades americanas para esimular restaurantes e fabricantes a diminuir reduzir a quantidade de sal no preparo dos alimentos. A meta é diminuir em 25% nos próximos cinco anos.
[A culinária regional de determinadas culturas ou regiões do país podem ser especialmente perigosas. Alguns pratos típicos são ricos em sal.
O hábito de inserir alimentos industrializados também favorece a ingestão do sal; esse tipo de alimento leva muito sal em sua composição - batatas fritas, hambugers, salsichas, salgados, snacks etc.
Outro agravante são os restaurantes que geralmente não possuem nutricionistas ou cozinheiros treinados para fazer uma alimentação saudável, usando o sal, óleo e outros elementos com moderação.
Para evitar o sal e seus efeitos prejudiciais:
1. Use mais frutas
2. Use as verduras e legumes com pouco sal e mais condimentos naturais
3. Esqueça os industrializados
4. Fuja dos alimentos embutidos (carnes)
5. Evite comer nos restaurantes]
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário