ZOONOSES


Qualquer infecção ou doença que é naturalmente "transmissível de animais vertebrados" é classificada como um zoonose; ou seja "Zoonoses são doenças comunicáveis comum ao homem e animais". Foram descritos mais de 200 zoonoses e elas são conhecidas desde muitos séculos. Elas envolvem todos os tipos de agentes: bactérias, parasitas, vírus e agentes não convencionais.

Por exemplo, na América Latina 100 entre 100 mil habitantes sofrem de Cisticercose (estimativa). Cisticercose/Taeniase é causada por um parasita que vive em suínos e causa epilepsia, dor de cabeça e muitos outros sintomas em humanos. (OMS, 2009)

A Tungíase é uma parasitose produzida por uma pulga, a Tunga penetrans; acomete a pele principalmente dos pés, mas podendo atingir qualquer parte do corpo que entrar em com o solo contaminado. “A profilaxia consiste em não andar com os pés descalços e em afastar os porcos, que são os principais hospedeiros naturais do parasita”. (GARNIER, 1984)

O agente causal da Tuberculose é uma bactéria do Gênero Mycobacterium, que possui várias espécies patogênicas; o M. tuberculosis causa a tuberculose humana. Mas o M. avium causa a tuberculose “freqüentemente em suínos” desenvolvendo também em humanos uma tuberculose semelhante a cepa bacteriana do M. tuberculosis. “Em alguns casos documentados, causou Tuberculose humana” através do consumo de carne suína. (DAVIS, 1973)

A Trichinellose é uma parasitose que os suínos se infestam com a Trichinella spiralis devorando os ratos parasitados que aparecem nas proximidades dos chiqueiros, ou ingerindo os restos dos matadouros, onde se encontre material proveniente de suínos trichinelosos. Os ratos se contaminam por sua vez, com os restos dos porcos , ou quando se entredevoram, nos seus hábitos de canibalismo. A trichinellose no homem decorre principalmente pelo uso de carne de porco mal cozida. (COUTINHO,1951)

O Fasciolopsis buski é um parasita trematódeo intestinal, “frequentemente encontrada em porcos, que servem como reservatório natural”; causa a Fascíola – “os sintomas incluem diarréia, dor epigástrica e náusea (...) e ulceração da mucosa” nos humanos. (HENRY, 1999)

O Sarcocystis spp é um Coccodio, parasita intetinal de animais, que quando acomete humanos causam infecção intestinal pelo “S. suihominis adquirida pela ingestão de bife de carne de porco cru ou incompletamente cozido, que contenha cistos teciduais (sarcocistos).” (HENRY, 1999)

O Balantidium colli é um parasita ciliado que acomete o intestino humano com desinteria e ulceração do cólon. “A infecção de humanos... é adquirida a partir de porcos, que estão comumente infectados”. (HENRY, 1999)

As amebas são muito comuns no diagnóstico de distúrbios intestinais; o gênero Entamoeba inclui várias amebas, inclusive a “E. polecki, que ocasionalmente encontrado em pessoas que tenham contatos com porcos”. 114 Embora seja raro o seu diagnóstico, é o contato usual com o animal que determina a parasitose, sendo comum entre os criadores e os manejadores dos suínos. (HENRY, 1999)

A Toxoplasmose é uma parasitose cosmopolita dentre as mais incidentes; é causada pelo Toxoplasma gondii; “os humanos adquirem a infecção com o T. gondii através da ingestão de carne inadequadamente cozida especialmente (...) de porco”. (HENRY, 1999)

A Salmonelose é uma afecção de febres entéricas (intestinais) sendo a espécie mais letal a S. typhy que causa a febre tifóide. A taxa de contaminação de Salmonellas ocorre em vários animais domésticos e selvagens, chegando a “50% em suínos”. (DAVIS, 1973)

Nenhum animal transmite tantas doenças quanto os suínos; mas isto devido ao uso da carne do animal como alimento variado. Desde as patas até as orelhas destes animais são aproveitadas para consumo; daí a variedade de microorganismos transmissores de doenças.

Um comentário:

Adriana disse...

Foi de grande valia, ajudei minha filha no trabalho de escola. Obrigada