ENTENDENDO LEVÍTICO 11


Desde a antigüidade o homem relacionou o surgimento de certas doenças e epidemias com a presença ou influência de animais. Das dez pragas do Egito, anunciadas por Moisés (Êxodo 8-10), cinco são animais: rãs, piolhos, moscas, pestes dos animais e gafanhotos.

Levítico 11 proíbe o consumo e o contato com certos tipos de animais. A lista do livro dos sacerdotes exclui o contato e o consumo da carne dos suínos e de dezenas de outros bichos. A relação microbiológica de Levítico 11 como medidas profiláticas para zoonoses endêmicas parece ser uma conclusão que pode favorecer e justificar a “diferença entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.” Lv 11:47

O conceito básico em Levítico seria que os microorganismos infecciosos determinariam o estado de “imundo” e a ausência destes, ou uma microbiota não infectante determinaria o estado de “puro” ou “limpo”. Embora humanos “puros” e animais “limpos” ainda possuam microorganismos aos milhares, é o potencial infectante destes microorganismos que determinaria o estado de impureza em algumas situações.

Os animais imundos podem estar encaixados naqueles que hoje são classificados como reservatórios. É onde a doença se origina. Em geral se diz que o reservatório perfeito é aquele que possui o agente etiológico sem manifestar sintomas (...) para humanos ou animais que sirvam como fonte de infecção.

A regra de diferenciação dos animais limpos e imundos se refere aos animais quadrúpedes que parte da seguinte diferenciação – “unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e remói” v.3. a) unhas fendidas b) remoer.

As unhas fendidas são uma característica dos animais do pasto. Herbívoros de forma geral possuem as unhas fendidas. Isto pode indicar a tendência de usar as fontes de pastagem limpas, ou não serem animais que recorram à rapina ou a lama para busca de nutrientes.

Os animais como o coelho e a lebre (v. 4 e 5) que são classificados na Bíblia como ruminantes, podem ser assim indicados porque os hebreus tinham esse conceito. No entanto eles se constituem como reservatórios de microorganismos patogênicos ao homem, por isto são listados como imundos. Isto talvez indicados  seus hábitos de caça e alimentação.

O hábito de remoer é uma das grandes barreiras fisiológicas dos animais limpos que determinam a sua característica em manter-se livres de microorganismos que possam ser patogênicos ao consumidor da sua carcaça.

Os ruminantes, grupo de mamíferos que incluem bois, carneiros, cabras são animais que pastam e cuja alimentação consiste em capim ou forragens verdes. O principal constituinte orgânico dos tecidos vegetais é a celulose. Nenhum mamífero fabrica enzimas ou celulases, que decomponham a celulose em açucares solúveis e absorvíveis para suprimento energético. Mas os ruminantes possuem um mecanismo que faz esse processo em associação com microorganismos que decompõem a celulose.

O trato digestivo de um ruminante contém nada menos de quatro estômagos sucessivos. Os primeiros dois, conhecidos como ‘rume’, são essencialmente vastas câmaras de incubação onde fervilham bactérias e protozoários. Na vaca, o rume é uma bolsa com capacidade de 100 litros. Os materiais ingeridos pela vaca são misturados com copiosa quantidade de saliva e depois passados ao rume, onde são rapidamente atacados por bactérias e protozoários. A população microbiana total é enorme, sendo a densidade da população da mesma ordem a de espessas culturas bacterianas de laboratório (1010 células por mililitro).

A grande diferenciação dos ruminantes está no reaproveitamento destas imensas culturas de microorganismos em seus 4 estômagos para utilização como fonte de proteína, vitaminas e outros oligo-elementos. A vitamina B12 tão essencial para os herbívoros (ou vegetarianos estritos como os bovinos) são obtidos “pela destruição das células microbianas que se desenvolveram em seu próprio rume”.

Muitos microorganismos são destruídos antes de alcançarem o intestino ou a circulação sanguínea destes herbívoros ruminantes, e a Vitamina B12 é sintetizada a partir da matéria orgânica dos aglomerados de bactérias e protozoários. Os ruminantes destroem e reaproveitam os microorganismos que poderiam se tornar infectantes.

As duas características deixadas em Levítico é uma salvaguarda para diferenciar que aimais possuem microorganismos patogênicos ao homem. Os porcos são animais que apesar de terem o casco dividido, não ruminam.

Jesus também destruiu uma manada de porcos de aproximadamente dois mil animais, em cuidado aos habitantes da cidade de Decápolis.

Jesus mesmo havia criado a regra de Levítico 11 e nesse episódio reprovou a atividade de criar porcos daquela cidade.

26 comentários:

Hugo Hoffmann disse...

Olá Ivair,
Quero parabenizá-lo pela iniciativa em divulgar tais informações que para mim são de grande valor e esclarecimento. Sou Biólogo e Adventista do Sétimo Dia também, gostaria que me permitisse publicar este seu artigo em meu blog. Caso deseje conhecê-lo, este é o link: www.cienciadacriacao.blogpost.com. Gostaria também de manter contato para trocar informações a respeito da Palavra do Senhor e de Ciência.

Anônimo disse...

Graça e Paz.
Olá amado, também pratico Levítico 11.
Todavia, não vejo como norma para saúde. O senhor disse em sua matéria: "O hábito de remoer é uma das grandes barreiras fisiológicas dos animais limpos que determinam a sua característica em manter-se livres de microorganismos que possam ser patogênicos ao consumidor da sua carcaça".
Ora, o camelo remoe, a lhama e etc. Sua ênfase perde o sentido. Pois, o fato da unha não ser fendida em duas, não tem nexo com a saúde ou prevenção da mesma. O senhor pontuou o fato "remoe" e os beneficios para a saúde humana.
Ademais, por que o boi é limpo podendo provocar até 20 doenças e o cavalo imundo podendo provocar apenas 3?
Por que o coelho e arganazes são imundos podendo provocar 3 doenças e os galináceos limpos podendo provocar 8?
Qual critério Deus usou para declarar o boi limpo (20 deonças)e o equino imundo (3 doenças)? Coou um mosquito e engoliu um camelo ou não visava a saúde com essa norma dietética?
Também pertenço a área de saúde como o senhor! Penso que a reforma de saúde esta precisando de uma reforma.
EGW cometeu alguns equívocos.

ISMAEL SIMAS disse...

simas

Anônimo disse...

Se Deus falasse que não deveria tomar água, eu não tomaria :-D

Fellipe Pachiele disse...

Olá meu irmãos, estou muito feliz por encontrar este artigo, e mais ainda por ver que é de interesse de muitos entender este contexto da bíblia. Quando li Levítico, e agora lendo Deuteronômio 14, me indaguei acerca de ser ou não pecado comer os animais listados por Deus como imundos, e também tive a mesma conclusão do senhor Ivair. Entendo o posicionamento do Anônimo e até respeito seu ponto de vista, mas acredito que tem um motivo para tudo na vida. Deus não iria simplesmente definir que uma animal é impuro e outro não porque simplesmente ele quis. Tudo o que Deus alega ser pecado na Bíblia tem sentido e o pecado nada mais é do que uma ação que nos causa mau. Deus em nenhum momento determinou que uma atitude fosse considerada pecaminosa sem uma justificativa. Deus na Bíblia nos alerta sobre práticas que podem nos causar mau. Acredito que em Levítico 11 Deus agiu como um médico e nutricionista, preocupado com a saúde do seu povo que vivia em uma época com poucas informações e muito menos condições de se prevenir doenças. O povo tinha acabado de sair do Egito, de uma vida de sofrimento, e estava no meio do deserto, passou 40 anos andando e comendo o que tinha. Deus percebeu que era importante informar a eles sobre algumas práticas de higiene para que o povo escolhido por ele não fosse destruído por alguma doença grave. Hoje se sabe que quem ingerir carne de porco que não foi cozida adequadamente pode vir a ter solitária, por exemplo. Deus fala em não comer carne morta de animais, porque provavelmente poderia acontecer naquele tempo em que não se tinha muito conhecimento de saúde. Dizer que Deus elencou estes animais como imundos sem motivo é ilógico. tem que ter motivo, e como são animais criados por Deus, não há outro motivo mais lógico do que uma questão de higiene e saúde. As explicações no artigo demonstram isso e, querendo ou não, os animais denominados puros por Deus não são animais em que o risco de contrair doenças ao consumi-los é 0, porém esse risco é menos e, sendo assim, são mais saudáveis. Deus fala também que não se pode comer abutre, um animal que come restos de mortos, a coruja, que come ratos, fala também para não comermos ratos. Porém, apesar de ser evangélico, como carne de porco, e não tenho nenhuma restrição a frutos do mar, que também são considerados por Deus como impuros, (fato este desconhecido por muitos até que não comem carne de porco mas comem frutos do mar, por exemplo), e acredito que se feitos de forma correta, não causam risco a minha saúde e por isso não seriam errado ou mesmo pecado consumi-los.

Anônimo disse...

O Brasil precisa de uma reforma moral.

Vitor Silva disse...

As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.
(Deuteronômio 29.29)

Ai está a vossa resposta!

O que o Humano precisa entender é que somos Criaturas e Deus o Criador, por mais que sejamos algo aqui na terra, somos bebês que n sabem nem falar diante do Criador, se ele falou é porquê tem motivos, simples.

Deus é o Criador, somos criaturas...há coisas que não nos é reveladas, pq n adianta se Deus revelasse coisas que agente nunca ia entender sem ter um praparo, o mesmo é quando Moises e outros pediam para ver a face de Deus e ele fala que n podemos ver a face dele, se ele falou isso é pq tem motivos que n chegamos nem perto de alguma sugestão.

Anônimo disse...

Para quem é Cristão leia o ato dos apóstolos, mais concretamente a visão de Pedro na casa de Cornelius. Sou veterinário e acreditem que no método de abate halal e kosher é bem mais de haver contaminação que no tradicional.

Unknown disse...

Engraçado tanta crença e fidelização a Levítico 11, já agora para aqueles que são seus seguidores também cumprem com o que está escrito nos capítulos seguintes, nomeadamente o 12 e 13.

Unknown disse...

Engraçado tanta crença e fidelização a Levítico 11, já agora para aqueles que são seus seguidores também cumprem com o que está escrito nos capítulos seguintes, nomeadamente o 12 e 13.

Rutraycul disse...

Engraçado tanta crença e fidelização a Levítico 11, já agora para aqueles que são seus seguidores também cumprem com o que está escrito nos capítulos seguintes, nomeadamente o 12 e 13.

Adilson Ramos disse...

Vão toma banho...tudo e lcito mas nem tudo min com vem...qer comer coma...nos só sabemos quando a carne e imuda. Quando tamós doente ou no leito de hospital... Não pode porqe e remoso .não não e remoso .. .fãs mal em todas circunstâncias...coma ..todo ero trás consequência... Deus perdoa mas não tira consequência de ninguém.... O para salvação ou destruição. Vc paga...... Meu povo sofre por falta de sabedoria ...a ordem. E o.b.d.c......pego.

Adilson Ramos disse...

Vão toma banho...tudo e lcito mas nem tudo min com vem...qer comer coma...nos só sabemos quando a carne e imuda. Quando tamós doente ou no leito de hospital... Não pode porqe e remoso .não não e remoso .. .fãs mal em todas circunstâncias...coma ..todo ero trás consequência... Deus perdoa mas não tira consequência de ninguém.... O para salvação ou destruição. Vc paga...... Meu povo sofre por falta de sabedoria ...a ordem. E o.b.d.c......pego.

Adilson Ramos disse...

Tudo e lícito. Mas nem tudo min convém

Adilson Ramos disse...

Tudo e lícito. Mas nem tudo min convém

Adilson Ramos disse...

Vão toma banho...tudo e lcito mas nem tudo min com vem...qer comer coma...nos só sabemos quando a carne e imuda. Quando tamós doente ou no leito de hospital... Não pode porqe e remoso .não não e remoso .. .fãs mal em todas circunstâncias...coma ..todo ero trás consequência... Deus perdoa mas não tira consequência de ninguém.... O para salvação ou destruição. Vc paga...... Meu povo sofre por falta de sabedoria ...a ordem. E o.b.d.c......pego.

Adilson Ramos disse...

Vão toma banho...tudo e lcito mas nem tudo min com vem...qer comer coma...nos só sabemos quando a carne e imuda. Quando tamós doente ou no leito de hospital... Não pode porqe e remoso .não não e remoso .. .fãs mal em todas circunstâncias...coma ..todo ero trás consequência... Deus perdoa mas não tira consequência de ninguém.... O para salvação ou destruição. Vc paga...... Meu povo sofre por falta de sabedoria ...a ordem. E o.b.d.c......pego.

Jeniffer Gomes disse...

Se Jesus deixou bem claro na biblia pra não comer, então eu não comerei.....até pq ele sabe bem mais do q eu das consequências. A biblia é nosso manual de instrução, então não tem necessidade de questionar
Deus sabe de todas as coisas, e e nem tudo ele revelou ao homem (esses são os mistérios de Deus). Oq quero é viver de acordo com o q a bíblia ensina pra ir para o céu. Deus abençoe a todos!!!!

ARCA FESTA disse...


ainda há uma contra avaliação! quem tem fome come mesmo!kkkkkkkkk

Unknown disse...

SE DEUS ASSIM DECIDIU, NÃO TEM O PORQUE DISCUTIR, E SIM ACEITAR OS ENSINAMENTOS!!!!

Anônimo disse...

Vaca é um animal impuro?

Anônimo disse...

Amado, boa tarde,devemos ter cuidado ao ler a bíblia, pois quando as Escrituras Sagradas foram traduzidas,os tradutores quando fizeram a bíblia deturparam alguns ensinamentos de "Deus" pois em Gênesis 1 quando narra ali a criação, Deus citou a alimentação tanto de humanos quanto de animais, e não tem Deus mandano comer a carne dos animais, até porque ele sabe que comendo carne iria trazer muitos problemas para a saúde do "homem",pois quando os animais morrem o corpo deles entram em estado de putrefação, porque é normal do corpo assim como nosso corpo também entram em estado de putrefação quando morrem, porque as bacterias responsável para detiorar o corpo tanto do ser humano quanto dos animais quando morrem, então quando se come a carne de qualquer animal seja ele boi, carneiro, peixe, galinha etc... A carne dos animais quando consumida pelo "homem" por ter o intestino mais longo, a carne fica muito tempo dentro do corpo humano, assim continuando a putefração dentro do corpo humano e assim colocando substâncias tôxicas no corpo, essas tôxinas fica no sangue deixando o corpo cheio de toxinas e ácidos aberto para doenças, muitas doenças principalmente o câncer é devido as toxinas causada da carnes dos animais, pois o ser humano não foi projetado para comer " carne", mas se alguém teima e come, pode ficar preparado para as doenças muito em breve...Deus não mandou ninguém comer a carne dos animais, se fosse para os humanos comer "carne" estaria na narraçáo da criação em Gênisis 1...❤��

Anônimo disse...

Tem muita gente cometendo um grande pecado em seus comemtários, mas não é contra Deus, mas contra a língua portuguesa. Da vontade até de desistir da leitura com tantos (pontos, vírgulas e acentuação) fora de seus devidos lugares e necessidade.

Elza Brito disse...

Olá sou evangélica da igreja assembleia de DEUS, e também não tenho receio sobre a carne de porco, colho, e lebre, não sei mas o povo dis que JESUS CRISTO, veio e tudo se fez novo eu creio , porém não concordo, que comer carne de porco não tem problema, eu acho que uma vez dito pelo SENHOR, não coma carne de animais com unhas fendidas porque ir contra o que diz em Levítico 11, JESUS CRISTO veio pra comprar, e não tirar as ordens de DEUS,tambem sou contra igrejas faser basar,cantinas,pra vender, pois JESUS CRISTO disse não fasei da cada do meu pai casa de comércio, sou contra cantores que usa seu dom de louvor pra vendas de CD, acho que poderia ter seu imprego, e até ter o CD porque não, mas nunca deveria vender na casa de DEUS,pra isso tem lugares sertos, pra estas vendas, eu acho de graça recebê, de graça dar se vós há, não. Estou falando pra não vender, só não faça na casa do pai, sou contra igrejas que recebe doação e não repassa para os nesse citados e faz bazer com as doações,fico triste com isso, meu nome é Elza sou gristam e amo ao meu DEUS JESUS CRISTO amém.

Elza Brito disse...

Olá sou evangélica da igreja assembleia de DEUS, e também não tenho receio sobre a carne de porco, colho, e lebre, não sei mas o povo dis que JESUS CRISTO, veio e tudo se fez novo eu creio , porém não concordo, que comer carne de porco não tem problema, eu acho que uma vez dito pelo SENHOR, não coma carne de animais com unhas fendidas porque ir contra o que diz em Levítico 11, JESUS CRISTO veio pra comprar, e não tirar as ordens de DEUS,tambem sou contra igrejas faser basar,cantinas,pra vender, pois JESUS CRISTO disse não fasei da cada do meu pai casa de comércio, sou contra cantores que usa seu dom de louvor pra vendas de CD, acho que poderia ter seu imprego, e até ter o CD porque não, mas nunca deveria vender na casa de DEUS,pra isso tem lugares sertos, pra estas vendas, eu acho de graça recebê, de graça dar se vós há, não. Estou falando pra não vender, só não faça na casa do pai, sou contra igrejas que recebe doação e não repassa para os nesse citados e faz bazer com as doações,fico triste com isso, meu nome é Elza sou gristam e amo ao meu DEUS JESUS CRISTO amém.

Tobias Areito Quembo disse...

Complicado, mas saibamos que aqui entra pela boca não faz mal a ninguém senão o qui sai, isso k é perigoso no ser humano. E apostolo Paulo disse uma certa vez o segnt: a coisa por si mesmo não tem condição de ser imunda, senão aquele k a utiliza. E tudo se santifica pela palavra do Senhor e pela oração . espero ter ajudado alguem .paz e graça