O OITAVO ELEMENTO


Oito são os remédios deixados por Deus para uma recuperação efetiva da saúde – “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios”. CBV, 127

Mas há o último deles que chama a atenção e consta como segredo do sucesso deste tratamento – “confiança no poder Divino”. Esse oitavo elemento é a intervenção de Deus em qualquer situação envolvida; o diagnóstico de toda e qualquer doença está sujeito a cura sobre este último recurso. Era este o poder envolvido nas curas de Jesus a dois mil anos atrás, e é o mesmo que hoje opera através dos recursos naturais.

Todo o procedimento com o ar, sol, água e alimentos naturais possuem virtude em si mesmos; no entanto o poder de Deus vai operar nas mais variadas situações de doença quando tais recursos parecem serem simples ou inócuos à doença envolvida.

O oitavo elemento dos remédios deixados por Deus nos lembra que sob o conselho deixado quanto a esses métodos naturais reside o poder do Criador do universo a operar. Aqueles que adotam esses recursos naturais como um estilo de vida, encontram não somente saúde, mas uma energia revitalizante que preserva e dá qualidade a vida.

Se os oito elementos naturais forem seguidos com disciplina e perseverança, “o SENHOR de ti desviará toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes; antes, as porá sobre todos os que te aborrecem” Deuteronômio 7:15.

Israel ao sair do Egito sofreu uma Reforma de Saúde extraordinária envolvendo todos os oito elementos naturais. Estavam em contato com o ar puro, luz solar e água “da rocha”; caminhavam regularmente, e certamente devido a esse esforço físico tinham um sono reparador. Suas vidas foram de abstêmia dos hábitos nocivos dos egípcios; e Deus lhes proveu uma dieta saudável a base do Maná, frutas do deserto, e os produtos do rebanho – leite e derivados.

Foi porém a confiança em Deus que lhes preservou muito mais do que a saúde – “Nunca se envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos” Deuteronômio 8:4. Moisés reconhece que Deus os preservou dos efeitos naturais de uma vida pelo deserto – cansaço, e desgaste físico. Deus cuidou da saúde deles.

A obediência aos conselhos Divinos são resultantes em bênçãos. O poder que reside em cada um destes outros sete elementos consiste na verdadeira benção do Criador.

O oitavo elemento no faz lembrar que para cada situação crítica existe um tratamento; para cada diagnóstico desfavorável, existe uma cura.

Nenhum comentário: