EXERCÍCIOS FÍSICOS E A SAÚDE DO CORPO TODO



A prática regular de exercícios físicos aeróbicos, como andar, correr, pedalar ou praticar esportes de quadra, confere uma série de ganhos que beneficiam a saúde de indivíduos aparentemente saudáveis, bem como, aqueles portadores de várias enfermidades. Benefícios dos exercícios físicos sobre doenças comuns:
- Hipertensão arterial:
A prática regular de EF ajuda no controle da pressão arterial, sendo preconizada como uma importante etapa no tratamento da hipertensão arterial. Além disso, os EF também ajudam no controle de outros fatores de risco cardiovascular , como colesterol elevado, obesidade ou diabetes. - Diabetes:

Indivíduos sedentários apresentam um risco relativo 50% maior de desenvolver diabetes do tipo 2. Esta doença costuma surgir após os 40 anos de idade, e apresenta uma relação direta com a obesidade central (acima da cintura) e histórico familiar de diabetes.

Em diabéticos, os EF regulares melhoram os níveis de glicemia (açúcar no sangue) e ajudam ainda a reduzir o colesterol e peso corporal. Deste modo, os EF são fundamentais para reduzir o risco cardiovascular em diabéticos.

- Anormalidades do colesterol:
Os EF regulares ajudam a elevar os níveis do HDL colesterol ("colesterol bom"), bem como, reduzir os níveis dos triglicerídeos. Especificamente em relação ao HDL colesterol, parece existir uma quantidade mínima de EF que é necessária para aumentar significativamente os níveis dessa fração do colesterol.

A duração de cada sessão de EF, mais do que a intensidade do mesmo, é o elemento fundamental da prescrição do mesmo.

- Doença arterial coronariana:
A doença arterial coronariana (DAC) é caracterizada pela formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, causando a angina do peito, infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e insuficiência cardíaca (coração fraco).

Os EF regulares acarretam uma adaptação muscular, melhorando a capacidade de trabalho do coração e dos pulmões, refletindo num melhor condicionamento cardiorrespiratório. Fatores de risco para a DAC, como a hipertensão arterial, anormalidades do colesterol, obesidade e diabetes, também melhoram com a prática regular de EF.

- Câncer:
Estudos populacionais demonstram um relação inversa entre a prática regular de EF e a prevalência de certos tipos de câncer, como intestino, mama e próstata .Além disso, os EF praticados de forma regular melhoram significativamente a qualidade de vida dos indivíduos portadores de câncer.

- Osteoporose:
Individuos fisicamente treinados costumam apresentar uma maior massa óssea. Além disso, a perda da massa óssea ao longo da vida pode ser minimizada pela prática regular de EF. Recomenda-se a prática de EF em que o corpo seja sustentado pelos membros inferiores.Exercícios resistidos, como a musculação, também são recomendados.

- Estresse:
Incoporar a prática de EF no cotidiano ajuda a evitar e combater o estresse.

- Asma:
Em portadores de asma brônquica, a prática regular de EF ajuda a melhorar a função cardíaca e pulmonar.A frequência das crises de asma também é reduzida com os EF.

- Artrite:
Os pacientes portadores de doenças reumáticas e que se apresentam fora das crises agudas de artrite, podem e devem praticar EF. Estes fortalecem a musculatura, além de ajudar a diminuir o peso e carga sobre as articulacões.

- Dor lombar:
Os EF que fortalecem a musculatura inferior do corpo ajudam a prevenir e tratar os episódios de dor lombar (lombalgia).

- Gripes e resfriados:
A prática regular de EF ajuda a aumentar a imunidade. Deste modo, infecções virais como gripes e resfriados tornam-se mais infrequentes.

Fonte: Portal do Coração

Nenhum comentário: