CAFEÍNA - VÍCIO NACIONAL

"Uma ampla análise dos efeitos de bebidas energéticas com alto teor de cafeína sobre crianças e adultos jovens descobriu que elas estão vinculadas a uma série de ocorrências graves, incluindo taquicardia, pressão alta, e até mesmo paradas cardíacas fatais, e podem representar riscos especiais a jovens que tomam medicamentos ou sofrem de doenças crônicas.


O estudo estimula os pediatras a discutir os riscos dos energéticos com os pacientes, especialmente aqueles com problemas cardíacos e distúrbios de comportamento ou humor _ como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.A grande quantidade de açúcar pode trazer riscos a diabéticos.

Uma bebida energética comum contém entre 70 e 80 miligramas de cafeína para cada porção de 225 mililitros, cerca de três vezes a concentração em refrigerantes de cola _ mas pode trazer cafeína extra de outros ingredientes, como cacau, noz-de-cola e guaraná, segundo o artigo".

No Brasil o café é consumido com mais usualidade do que as bebidas energéticas; uma xícara de café possui o dobro de cafeína que uma lata da bebida energética!

O 'cafezinho' é recorrido na refeição da manhã, nas pausas (várias) do trabalho e até após as grandes refeições. Estamos em uma nação de viciados por cafeína.

As numerosas ocorrências cardíacas entre os brasileiros apenas sinalizam para uma 'endemia' do vício que pode ser considerado nacional.
Fonte: NYT

Nenhum comentário: