DEIXANDO DE COMER A CARNE VERMELHA


Deixar de comer carne hoje é uma das mais sábias decisões para beneficiar o coração e evitar doenças como o AVC (Acidente vascular Cerebral) e o Infarto do Miocárdio. Ambas as doenças envolvem obstrução (entupimento) de artérias ou vasos do cérebro e coração.

Assim deixar a carne é uma importante decisão para melhorar a qualidade de vida, mas não é a única. É preciso avançar para o entendimento que não é só a carne vermelha que traz prejuízos para sua saúde. A carne de frango, peixes e porco são ricas em gordura animal e trazem prejuízos da mesma forma.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, monitorou a saúde de 35 mil mulheres durante sete anos e concluiu que mulheres que comiam uma porção de cerca de 60g de carne por dia apresentaram 56% mais risco do que aquelas que não consumiam o alimento.

Ainda segundo o estudo, as mulheres que comiam carne processada, como bacon, salsichas e presunto, têm 64% mais risco de desenvolver o câncer de mama do que aquelas que evitam esses pratos.

"A carne vermelha é rica em gordura saturada, e esse tipo de gordura influencia na quantidade de colesterol produzida pelo organismo. O colesterol é um precursor do estrogênio, substância que está associada a um maior risco de câncer de mama", explicou Janet Cade, chefe da equipe que realizou a pesquisa.Segundo a médica, cozinhar a carne em altas temperaturas também pode acelerar a formação de componentes cancerígenos.

"Meu conselho para mulheres que consomem carne vermelha e processada diariamente é para que elas reavaliem sua dieta", disse.Cade afirmou ainda que mulheres mais jovens, que ainda não entraram na menopausa e que comem carne vermelha, também apresentaram mais chances de sofrer da doença, mas os resultados não foram significantes estatisticamente.

O mesmo estudo mostrou que mulheres mais jovens que consomem grande quantidades de fibras cortaram pela metade o risco de desenvolver o câncer de mama. Henry Scowcroft, do Cancer Research UK, disse que as mulheres deveriam tentar manter um peso saudável, fazer exercícios físicos e evitar porções regulares de alimentos gordurosos, como a carne vermelha.

Os alimentos de origem animal não são saudáveis para o sistema circulatório dos humanos (artérias, veias e vasos sanguíneos). Mesmo alimentos como o leite e seus derivados (queijo, iogurte) e ovos precisam ser comidos com moderação, pois são ricos em gordura animal (colesterol).

Se você deixou de comer a carne vermelha, parabéns, você tomou uma excelente decisão. Os benefícios para o seu coração e sistema circulatório serão enormes. Mas você precisa avançar para não correr outros riscos.

Os cientistas do Instituto Nacional do Câncer americano dizem que um em cada dez casos de câncer de pulmão e de intestino poderia ser evitado se as pessoas diminuíssem a ingestão de carnes, presunto, salsichas e bacon.

Os estudiosos analisaram a dieta e o histórico médico de 494 mil pessoas com idades entre 50 e 71 anos. Aqueles que consumiam mais carne tiveram, ao longo de oito anos, 25% mais chances de serem diagnosticados com o câncer de intestino e 20% mais para o câncer de pulmão.

Em artigo publicado na revista científica PLoS Medicine, os pesquisadores dizem ainda que também foi estabelecida uma ligação entre o consumo de carne vermelha e o câncer de fígado e do esôfago.

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Ivair,
Seria interessante analisar mais uma vez estas fontes que dizem que carne vermelha possa contribuir para o aumento de colesterol ou que haja uma indicação de controlar um hormônio esteróide para evitar algum tipo de câncer.
Em que órgão do corpo haveria esta transformação? A vaca não come gordura saturada e como esta pode fazer tanto colesterol?
Vilemar Magalhães (vilemar@ewi.com.br)

Super Carros disse...

Digo-te digitais "a carne e fraca" no Youtube e terá sua resposta