OS QUATRO INIMIGOS DA SAÚDE


Há um quarteto de substancias que tem matado muitos milhões de pessoas. E quando elas estão associadas, o perigo se dimensiona.

A Nicotina, Cafeína, o Etanol e as gorduras animais são as grandes responsáveis pela maioria das mortes evitáveis no planeta. Milhões de pessoas morrem anualmente com doenças do coração e pulmão e cérebro, devido aos efeitos devastadores destas substâncias.

A combinação do cigarro com o café potencializa os efeitos nocivos dos dois vícios ao coração, segundo um estudo da Escola Médica de Atenas. Testes feitos pela equipe grega indicaram que o fumo e a cafeína agem de forma combinada, danificando as artérias e o fluxo sangüíneo.

Como os cientistas já suspeitavam, a ação conjunta se revelou pior do que a soma dos efeitos de cada substância tomada isoladamente. As conclusões do estudo foram publicadas na revista Journal of the American College of Cardiology.

Embora o estudo tenha mostrado que as duas substâncias são mais nocivas quando combinadas, os pesquisadores disseram que os efeitos ainda são pouco conhecidos. A Fundação Britânica do Coração, afirma que parar de fumar é a medida mais eficaz que alguém pode tomar para não ter problemas do coração.

Um grupo internacional de cientistas afirmou que o etanol causa tantas mortes e doenças quanto o cigarro. O estudo foi publicado na revista médica The Lancet. Segundo o estudo, os únicos fatores que causam mais danos à saúde do que álcool e cigarro são a obesidade e o sexo sem proteção.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 4% das contas destinadas à saúde em todo o mundo são dedicadas ao tratamento de doenças relacionadas ao álcool, comparados aos 4,1% de doenças relacionados ao tabaco e 4% relacionados à pressão alta.

Como o álcool está ligado a mais de 60 doenças diferentes, os cientistas que fizeram a pesquisa estão agora fazendo um apelo por medidas internacionais para reduzir os danos provocados por ele. De acordo com a correspondente de saúde da BBC Ania Lichtarowicz, o estudo mostra que há muito mais riscos relacionados ao álcool do que somente a já conhecida cirrose hepática.

O álcool pode ser associado a câncer, doenças do coração, desordens psiquiátricas, acidentes e ferimentos causados por violência.E, segundo o estudo, esses problemas de saúde são mais comuns em países onde as pessoas bebem mais.

Em países islâmicos do Oriente Médio e da Ásia, onde bebidas alcoólicas não são tão comuns, apenas pouco mais de 1% de doenças e mortes são causadas por álcool.Mas em certas partes do leste da Europa e da Ásia Central, onde o consumo é alto, problemas de saúde relacionados ao álcool respondem por mais de 12% das doenças e mortes.

O acúmulo de gordura nas paredes da artérias, chamado arteriosclerose, é uma das principais causas de derrames e ataques cardíacos, que matam 16,7 milhões de pessoas por ano no mundo.

Um estudo do Texas, publicado no Journal of the American College of Cardiology, envolveu 2.744 pessoas - entre homens e mulheres - e sugere que uma cintura de 81 centímetros para mulher e 94 centímetros para homem representa uma elevação "significativa" do risco de problemas cardíacos.

A gordura que se acumula em volta da cintura parece mais ativa biologicamente na medida em que secreta proteínas inflamatórias que contribuem para o acúmulo de placa arteriosclerótica. O segredo é as pessoas impedirem o acúmulo de gordura na cintura na juventude.

E a proporção de cintura para quadril se mostrou mais ligada a estes sinais prematuros de doenças cardiovasculares do que o índice de massa corporal (IMC) ou a medida da circunferência da cintura tomada isoladamente.

O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Uma pessoa que pesa 55 kg e tem 1,70 m de altura, por exemplo, tem o IMC de 19,03 kg/m². Especialistas em saúde das Nações Unidas recomendam que o IMC fique em torno de 18,5 kg/m² e cerca de 25 kg/m².

Os alimentos que mais promovem o acúmulo de gordura no corpo são os alimentos calóricos ou carbohidratos. Refinados como o açúcar, bolos, biscoitos, gulosiemas etc, são todos transformados em gordura em nosso organismo.
Os alimentos de origem animal (carnes) são as principais vilãs para a formação da placa de arteriosclerose. Diminuir os alimentos calóricos e substituir por grãos integrais, e eliminar a carne da dieta, são ótimas atitudes preventivas para a saúde do coração.

Nenhum comentário: