PSIQUIATRIA NUTRICIONAL: SEU CÉREBRO E A COMIDA



Pense nisso. Seu cérebro está sempre “ligado”. Ele cuida de seus pensamentos e movimentos, sua respiração e batimentos cardíacos, seus sentidos - trabalha duro 24 horas por dia, mesmo quando você está dormindo. Isso significa que seu cérebro requer um suprimento constante de combustível. Esse "combustível" vem dos alimentos que você come - e o que está nesse combustível faz toda a diferença. Simplificando, o que você come afeta diretamente a estrutura e função do cérebro e, em última análise, o seu humor.

Como um carro caro, seu cérebro funciona melhor quando recebe apenas combustível premium. Comer alimentos de alta qualidade que contêm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes nutre o cérebro e o protege do estresse oxidativo - o “resíduo” (radicais livres) produzido quando o corpo usa oxigênio, o que pode danificar as células.

Infelizmente, assim como um carro caro, seu cérebro pode ser danificado se você ingerir algo que não seja combustível premium. Se substâncias de combustível “baixo-prêmio” (como o que você obtém de alimentos processados ​​ou refinados) chegam ao cérebro, ele tem pouca habilidade para se livrar delas.

Dietas ricas em açúcar refinado, por exemplo, são prejudiciais ao cérebro. Além de piorar a regulação da insulina pelo seu corpo, eles também promovem a inflamação e o estresse oxidativo. Múltiplos estudos descobriram uma correlação entre uma dieta rica em açúcares refinados e função cerebral prejudicada - e até um agravamento dos sintomas de transtornos de humor, como a depressão.

Se seu cérebro é privado de uma nutrição de boa qualidade, ou se radicais livres ou células inflamatórias danosas estão circulando dentro do espaço fechado do cérebro, contribuindo ainda mais para a lesão do tecido cerebral, conseqüências são esperadas. O interessante é que, por muitos anos, a área médica não reconheceu totalmente a conexão entre humor e comida.

Hoje, felizmente, o florescente campo da psiquiatria nutricional está descobrindo que existem muitas conseqüências e correlações entre não apenas o que você come, como se sente e como se comporta, mas também os tipos de bactérias que vivem em seu intestino.

Como os alimentos que você come afetam como você se sente
A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a regular o sono e o apetite, medeia o humor e inibe a dor. Como cerca de 95% de sua serotonina é produzida em seu trato gastrointestinal, e seu trato gastrointestinal é revestido com cem milhões de células nervosas, ou neurônios, faz sentido que o funcionamento interno de seu sistema digestivo não apenas o ajude a digerir alimentos, mas também guie suas emoções.

Além disso, a função desses neurônios - e a produção de neurotransmissores como a serotonina - é altamente influenciada pelos bilhões de bactérias “boas” que compõem seu microbioma intestinal. Estas bactérias desempenham um papel essencial na sua saúde. Eles protegem o revestimento de seus intestinos e garantem que eles forneçam uma forte barreira contra toxinas e bactérias “ruins”; eles limitam a inflamação; eles melhoram o quão bem você absorve nutrientes de sua comida; e eles ativam vias neurais que viajam diretamente entre o intestino e o cérebro.

Estudos têm mostrado que quando as pessoas tomam probióticos (suplementos contendo as boas bactérias), seus níveis de ansiedade, percepção de estresse e visão mental melhoram, em comparação com pessoas que não tomaram probióticos. Outros estudos compararam dietas “tradicionais”, como a dieta mediterrânea e a tradicional dieta japonesa, a uma típica dieta “ocidental” e mostraram que o risco de depressão é 25% a 35% mais baixo naqueles que comem uma dieta tradicional.

Os cientistas respondem por essa diferença porque essas dietas tradicionais tendem a ser ricas em vegetais, frutas, grãos não processados, peixes, e contêm apenas quantidades modestas de carnes magras e laticínios. Eles também estão isentos de alimentos e açúcares processados ​​e refinados, que são básicos do padrão alimentar “ocidental”.

Além disso, muitos desses alimentos não processados ​​são fermentados e, portanto, agem como probióticos naturais. A fermentação usa bactérias e leveduras para converter açúcar em alimentos em dióxido de carbono, álcool e ácido lático. É usado para proteger os alimentos de estragar e pode adicionar um sabor agradável e textura.

Isso pode soar implausível para você, mas a noção de que boas bactérias não apenas influenciam o que seu intestino digere e absorve, mas também afetam o grau de inflamação em todo o corpo, bem como seu humor e nível de energia, está ganhando força entre os pesquisadores. Os resultados até agora foram bastante surpreendentes.

O que isso significa para você?
Comece a prestar atenção em como comer diferentes alimentos faz com que você se sinta - não apenas no momento, mas no dia seguinte. Tente comer uma dieta “limpa” por duas a três semanas - o que significa cortar todos os alimentos processados ​​e o açúcar.

Você também pode tentar ir sem leite - e algumas pessoas até sentem que se sentem melhor quando suas dietas são livres de grãos. Veja como você se sente. Em seguida, introduza lentamente os alimentos de volta à sua dieta, um a um, e veja como se sente.

Quando os pacientes “limpam”, eles não conseguem acreditar o quanto se sentem fisicamente e emocionalmente bem, e o quanto pior eles se sentem quando reintroduzem os alimentos que são conhecidos por promover a inflamação. De uma chance a você mesmo!
Fonte: Harvard Health Publishing / Harvard Medical School

2 comentários:

Jogo do bicho disse...

Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
Abraços Resultado da Lotep

Taynara Mello disse...

Amei seu artigo, estou acompanhando seu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!

Parabéns!

Meu Blog: Totolec Show Resultado