CENOURAS E LONGEVIDADE

Em um estudo que rastreou a nutrição de 50.000 americanos do final dos anos 1980 a 2006, epidemiologistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos descobriram que o alfa-caroteno - encontrado em abundância nas cenouras - reduz a taxa de mortalidade por todas as causas comuns em adultos, com grandes  concentrações reduzindo pela metade o risco de morrer entre pessoas com um IMC alto.  

O caroteno é um potente antioxidante que atua eliminando o oxigênio e o nitrogênio reativos do corpo, retardando ou mesmo prevenindo o dano oxidativo ao DNA, às proteínas e aos lipídios.

 Em 2017, pesquisadores coreanos da Universidade Nacional de Seul estabeleceram que esse efeito protetor se estende aos telômeros, as “capas” localizadas no final dos cromossomos - cujo encurtamento está associado ao declínio relacionado à idade.  


Enquanto isso, biocientistas japoneses da Universidade Shinshu descobriram que os carotenóides podem ter fortes efeitos inibitórios na formação de placas nas células cerebrais, reduzindo o risco de desenvolver demência.


Fonte: Mens Health

Nenhum comentário: