COVID19 - A PANDEMIA



O Corona vírus que está trazendo agitação na China, Japão e Coréia; a nova cepa viral foi rastreada a partir de um mercado de frutos do mar na cidade de Wuhan, na China.

Os Corona vírus fazem parte de uma grande família viral e a maioria tem como animal de origem gatos selvagens, camelos e morcegos.

“Novos vírus são descobertos a todo momento. Grande parte pula de outras espécies, onde passam despercebidos, para os humanos. "Se tivermos em mente as epidemias passadas, e se este é um novo coronavírus, ele terá vindo de um outro animal", afirmou Jonathan Ball, virologista da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

A Sars passou para os humanos a partir de um animal selvagem conhecido como civeta (ou gato-de-algália, parente do guaxinim) — que era considerado uma iguaria na região de Guangdong, na China.
Já a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês), que matou 858 dos 2.494 pacientes identificados com a infecção desde 2012, geralmente pula de dromedários.

Uma vez que é identificado o animal reservatório, como é chamado o ser vivo onde um agente infeccioso vive e se multiplica, é muito mais fácil lidar com isso. Os casos têm sido associados ao mercado público de frutos do mar em Wuhan.

Ainda que alguns mamíferos aquáticos possam portar o coronavírus, como a baleia-beluga, também são comercializados no mercado outras classes de animais selvagens vivos, o que inclui morcegos, coelhos e cobras — e são apontados como fontes mais prováveis” [BBC].

A epidemia está relacionada com a ingestão de carne de animais que possuem esse vírus em sua microbiota natural. São casos de zoonose, onde a contaminação ocorre dos animais para os humanos.

A Bíblia já descrevia essa relação contaminante no livro de Levítico capítulo 11. Ali são descritos 5 categorias de animais considerados imundos. A orientação Divina é – “da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. Estes vos serão imundos” Levítico 11:8.

O conceito de contaminação é descrito na Bíblia como uma questão cerimonial e de saúde– “não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra” Levítico 11:44.

A Bíblia possui orientações sobre saúde pública e o objetivo é o bem estar da humanidade. Quando essas orientações são ignoradas o resultado são epidemias, doenças e mortes.

Se a humanidade admitisse a revelação bíblica e a Lei de Deus, a saúde do planeta seria totalmente diferente do que temos hoje.

2 comentários:

Paulo Daniel disse...

Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

Meu Blog: Jéssica Londres

Unknown disse...

Muito esclarecedor o artigo! Vou compartilhar com os amigos, porque as pessoas precisam ter conhecimento desse fato! Parabéns!