5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ANTI-OXIDANTES

"Os antioxidantes têm uma aura de saúde em torno deles", diz Marion Nestle, Ph.D., MPH, um professor de nutrição, em estudos de alimentação, saúde pública da New York University. "Eles são supostamente para lutar contra algo ruim em seu corpo. Quem não gostaria de consumir mais de um ajudante assim?"


Mas alguns mitos precisam ser derrubados:

1. Os radicais livres devem ser destruídos.
Não tão rápido. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que são moléculas instáveis no corpo que podem causar mutação no DNA. Mesmo que os radicais livres têm sido associados a doenças graves como doença cardíaca, Parkinson e câncer, eles não são necessariamente vilões - são subprodutos de um processo chamado oxidação metabólica básica. "Eles são absolutamente essenciais para a vida", diz Jeffrey Blumberg, Ph.D., diretor do laboratório de antioxidantes na Tufts University. "Por exemplo, células do sistema imunológico irão disparar radicais livres em bactérias invasoras, a fim de matá-los. Eles são uma parte importante das defesas do corpo."

Muitos radicais livres, por outro lado, são prejudiciais. Poluentes, fumaça de cigarro, e superexposição solar pode gerar tantos radicais livres que suas defesas antioxidantes normal ficar sobrecarregado, deixando-o vulnerável a danos celulares e doenças. Alguns pesquisadores também ligam a oxidação dos radicais livres com o envelhecimento.

É aí que os antioxidantes entram "Nós precisamos garantir que temos adequada defesas antioxidantes para combater os radicais livres em excesso", disse Blumberg.

Faça isso: Supondo que você tenha restringido os maus hábitos como tabagismo e bronzeamento excessivo, por sua vez a sua dieta. Se você comer uma grande variedade de frutas e legumes, sua dieta é naturalmente rica em milhares de antioxidantes. Estudos sugerem que comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia para colher os maiores benefícios à saúde.

2. Todos os antioxidantes são criados iguais.
Nem perto disso. Qualquer molécula que protege as células contra a oxidação é tecnicamente um antioxidante, diz Joe Vinson, Ph.D., professor de química da Universidade de Scranton, na Pensilvânia. "Eles são anti-oxidação. Isso inclui nutrientes familiares, como vitaminas, bem como os tipos mais estranhos de antioxidantes, como flavonóides e polifenóis, cerca de 8.000 variedades de todos.

Mas não pense que todos os antioxidantes funcionam da mesma maneira, Blumberg adverte. "Não se pode dizer, 'Bem, eu não vou me preocupar em tomar em vitamina E suficiente, porque eu ter lotes de vitamina C." Toda a vitamina C em todo o mundo não vai substituir a vitamina", disse Blumberg.

Alguns antioxidantes excelentes para combater certos tipos de radicais livres (sim, existem diferentes variedades desses, também), enquanto outros só são eficazes em partes específicas de uma célula. Outros ainda podem lutar radicais livres somente sob certas condições.

"Pense em antioxidantes como um exército", diz ele. "Você precisa de generais, tenentes, cabos, soldados, e outros com funções específicas. Você não pode lutar contra um inimigo com apenas generais." Assim como você criar um sistema de defesa eficaz na luta por sua vida? Pela construção de uma contra-ofensiva, a dieta.

Em um estudo de 2006, pesquisadores da Colorado State University descobriram que pessoas que comeram a maior variedade de frutas e legumes tinham mais proteção no DNA.

3. Todos os antioxidantes são provenientes de frutas e legumes.Não mesmo. Os grãos de todo reino vegetal, inclusive, nozes, sementes e grãos, está inundado de antioxidantes, segundo um estudo recente da Universidade de Scranton. Isso porque todas as plantas produzem antioxidantes para lutar contra os predadores e os raios UV, diz Vinson. É importante para orientar clara de grãos refinados, porém, eles foram removidos da maioria dos seus benefícios antioxidantes.

Mesmo a carne, laticínios e ovos contêm alguns antioxidantes, que vêm principalmente de plantas ricas em nutrientes que os animais alimentados.

Faça isso: Comer alimentos de grãos integrais, feijões, nozes e sementes regularmente. Quando os animais estão no menu, certifique-se de terem sido alimentados com capim, carne e produtos lácteos provenientes desses animais se alimentam melhor, tem sido demonstrado que contêm altos níveis de antioxidantes. Ovos de galinhas caipiras também possui mais elevada em antioxidantes, procurá-los em mercados de agricultores.

4. Alimentos enriquecidos com antioxidantes são mais saudáveis.Não é verdade. A tinta foi mal seca em estudos iniciais de empresas de alimentos antioxidantes, quando começou a golpear uma palavra sobre suas embalagens. Você pode até mesmo uma versão antioxidantes fortificada de Cherry 7UP. O FDA exige que os fabricantes de alimentos para a lista variedade de antioxidantes em um produto, que é muitas vezes parte em letras miúdas. Olhe atentamente, e no rótulo revela que você está recebendo uma ajuda pequena de vitamina E. Talvez "Cherry 7UP vitamina E" não parecia tão impressionante.

Se você está confiando em alimentos processados para completar a sua ingestão de antioxidantes, você pode se surpreender ao descobrir que muitos dos alimentos processados têm quantidades relativamente pequenas de apenas um ou dois tipos. Uma vez que a variedade é crítico, você provavelmente não está compensando o terreno perdido.

Não há nenhuma pesquisa para comprovar que os produtos embalados fornecem os mesmos benefícios de saúde que os alimentos integrais. Em vez disso, concentre-se na lista de ingredientes. Se um produto alimentar contém principalmente alimentos de origem vegetal, é susceptível de ser rico em antioxidantes.
5. Se eu fizer exercícios e tomar suplementos antioxidantes, eu estarei bem.
Talvez não. Trabalhar fora conduz a uma maior oxidação e um aumento de radicais livres. Isso não é uma coisa ruim. "Como a produção de radicais livres é uma resposta normal ao exercício, tendo uma grande dose de antioxidantes logo após um treino poderia interferir com a resposta, natural benéfico para o exercício", diz o nutricionista Alan Aragon, MS, a Men's Health perito da perda de peso. A lógica é inesperada, mas clara: Os cientistas especulam que o estresse oxidativo provocado pelo exercício físico promove a sensibilidade à insulina e perda de peso e, possivelmente, reduz o risco de diabetes.

Caso em questão: Um estudo de 2009 alemães descobriram que quando os atletas tomaram suplementos de antioxidantes (vitaminas C e E), eles não eram recompensados com o impulso típico pós-exercício da sensibilidade à insulina. Tanta coisa para que a bebida de recuperação bem-intencionadas antioxidante fortificados. Michael Ristow, MD, um dos autores do estudo e presidente do departamento de nutrição humana na Universidade de Jena, Alemanha, especula que outros suplementos antioxidantes podem ter efeitos negativos semelhantes, embora mais estudos são necessários.
Os suplementos podem mesmo retirar de seu poder. Um estudo de 2006 britânicos descobriram que os corredores que participaram 1.000 miligramas de vitamina C diariamente durante uma semana perdeu força muscular.
Faça isso: Se você está se exercitando para perder peso, seus antioxidantes devem vir de alimentos integrais, não de suplementos ou alimentos antioxidantes reforçada. Quando se trata de antioxidantes, mais não é sempre melhor.

Fonte: Mens Health